Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Desenvolvimento sustentável em construção

O principal objetivo das práticas de construção sustentável é melhorar e preservar a saúde de pessoas e de nosso meio ambiente no médio e longo prazo.

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


Desenvolvimento sustentável em construçãoDesenvolvimento sustentável é a criação de empresas, residências e prédios públicos e privados que atendam às necessidades das pessoas que os ocupam, reforçando simultaneamente a saúde humana e ambiental.

Nos últimos anos, práticas de construção sustentável se tornaram muito mais proeminentes entre construtoras, arquitetos, desenvolvedores e planejadores urbanísticos na construção de edifícios residenciais e comerciais e as comunidades.

O ponto principal do desenvolvimento sustentável é a conservação dos recursos naturais para tentar mitigar os efeitos de gases de efeito estufa, aquecimento global e outras ameaças ambientais. Desenvolvimento sustentável trabalha para reduzir o impacto da construção sobre as pessoas e o meio ambiente.

Surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável

A idéia de sustentabilidade teve origem na Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, da Organização das Nações Unidas, que foi a primeira reunião da entidade a discutir a preservação e valorização do meio ambiente. O documento produzido na época proclamava que "a proteção e melhoria do ambiente humano são questões importantes que afetam o bem-estar dos povos e o desenvolvimento da economia em todo o mundo e é o desejo urgente dos povos e dever de todos os governos “.

O evento provocou o que é comumente conhecido como "Movimento Verde", que é um termo abrangente para todos os esforços para se tornar uma sociedade "mais verde” e sustentável.

Certificação LEED

A certificação LEED (em inglês Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental) é um sistema de certificação de terceiros desenvolvido pela Green Building Council dos Estados Unidos que se tornou um padrão reconhecido internacionalmente na construção civil e desenvolvimento sustentável.

LEED utiliza cinco áreas principais para determinar se um edifício cumpre os padrões para a saúde ambiental e humana:

  • desenvolvimento local sustentável
  • economia de água
  • eficiência energética
  • coleta seletiva de materiais
  • qualidade ambiental interna

O objetivo do sistema LEED é trabalhar para melhorar o desempenho nas áreas que afetam mais diretamente a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Existe uma certificação LEED específica para cada tipo de construção. O sistema abrange nove tipos diferentes, a fim de atender às suas estruturas únicas e usos. Os tipos são:

  • Construção nova
  • Edifícios existentes: Operação e Manutenção
  • Interiores comerciais
  • Estrutura (core & shell)
  • Escolas
  • Espaços de varejo
  • Instalações de saúde
  • Casas
  • Desenvolvimento de bairro

Desenvolvimento Sustentável em Edifícios Residenciais e Comerciais

Desenvolvimento sustentável em construçãoEm casas residenciais e edifícios comerciais, há vários aspectos do desenvolvimento sustentável que podem ser implementados tanto em novas construções quanto em edifícios existentes, como:

  • Construção com materiais reciclados ou renováveis / materiais locais
  • Uso de isolamento de soja ou de algodão com alta resistência ao calor
  • Conservação e reuso de água
  • Aparelhos de baixo consumo de energia
  • Banheiro e cozinha com luminárias e água eficientes
  • Uso de energia alternativa (eólica, solar, etc)
  • Uso de lâmpadas de baixo consumo de luz

Desenvolvimento sustentável em comunidades

Muitas coisas estão sendo feitas também no desenvolvimento sustentável de comunidades inteiras. Esses são geralmente os novos projetos que estão sendo iniciados e desenvolvidos com a sustentabilidade em mente.

Residências e edifícios comerciais nessas comunidades usam as práticas sustentáveis acima e também exibem as qualidades que são conhecidas como os aspectos do novo urbanismo. Novo urbanismo é um planejamento urbano e movimento do design que trabalha para criar comunidades que apresentem o melhor da vida urbana. Alguns desses aspectos incluem:

  • Desenvolvimento de uso misto (uso comercial e residencial)
  • Espaços verdes
  • Comunidades em que o carro não seja uma necessidade primária
  • Grandes parques ao invés de grandes armazéns

Stapleton, um exemplo de bairro sustentável

Stapleton, bairro de Denver - Colorado (EUA), é um exemplo de uma comunidade baseada em desenvolvimento sustentável.

O novo Internacional Stapleton Airport foi construído principalmente com materiais reciclados. Todos os prédios de escritórios têm certificação LEED e todas as casas participam do programa ENERGY STAR de economia de energia.

Cerca de 93% dos lares de Stapleton praticam a reciclagem - o maior índice na cidade de Denver. Todas as pistas do antigo aeroporto foram recicladas e transformados em ruas, calçadas, calçadas e ciclovias. Além disso, quase um terço do bairro é composto de espaços verdes ao ar livre. Estes são apenas alguns dos sucessos obtidos com o uso de práticas de construção civil sustentável no bairro de Stapleton.

Benefícios de Desenvolvimento Sustentável

O principal objetivo das práticas de construção sustentável é melhorar e preservar a saúde de pessoas e de nosso meio ambiente no médio e longo prazo.

No entanto, o desenvolvimento sustentável também tem benefícios financeiros. Luminárias eficientes reduzem as contas, assim como o reaproveitamento da água.

O desenvolvimento sustentável trabalha para criar prédios e casas que beneficiem, ao invés de degradar a saúde dos seres humanos e do meio ambiente. Defensores do desenvolvimento sustentável sabem que tanto os benefícios de longo prazo e de curto prazo do desenvolvimento sustentável o tornam um empreendimento de valor que deve ser encorajado e utilizado em todas as instâncias possíveis.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Desenvolvimento econômico sustentável

O termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustent ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google