Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Sandvik em harmonia com o meio ambiente

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


Ao seguir uma política rígida de responsabilidade ambiental, a indústria metalúrgica Sandvik do Brasil obteve no final do ano passado a certificação ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental - que credencia as empresas que possuem planos de controle ambiental alinhados à legislação brasileira.

A opção por iniciar o “projeto ISO 14001” aconteceu em janeiro de 2003, quando a matriz da Sandvik, na Suécia, determinou que todas as filiais da empresa no mundo precisariam se adequar a essa certificação até o final de 2004.

A partir daí, a Sandvik do Brasil criou um comitê com quatros pessoas, uma de cada área da empresa (Coromant, Mining and Construction, Materials and Tecnology e área corporativa) para colocar o projeto em prática.

Em dezembro de 2003, a empresa recebeu a visita de um consultor de instituição credenciada, cujo objetivo era analisar a política ambiental corporativa existente e ver quais seriam as mudanças que teriam que ser efetivadas. “Identificamos a necessidade de realizar algumas alterações para atender à legislação brasileira”, afirma Juliana Mariane Diniz, técnica de qualidade da Sandvik Coromant.

Terminada a primeira fase do projeto, a empresa deu a largada para a etapa de treinamento das pessoas que formavam o comitê. “Foi feita a interpretação e implementação da nova ISO 14001. Além disso, realizamos o levantamento de aspectos e impactos ambientais e da legislação ambiental aplicável ao negócio. Algumas pessoas chaves foram indicadas para o treinamento de auditores internos”, conta Juliana.

O resultado dessa operação gerou um cronograma de metas, com atividades e ações que precisavam ser realizadas para que o objetivo da certificação fosse conquistado. Durante essa implementação, a Sandvik recebeu uma equipe para realizar uma pré-auditoria e analisar o andamento do processo. O resultado ficou abaixo do esperado. “Havia uma falta de consciência ambiental por parte do quadro de profissionais da Sandvik no Brasil”, observa ela.

Segundo a técnica de qualidade da empresa, esse foi um momento chave para o sucesso do projeto ISO 14001. “Era um problema real e muito complicado de resolver, pois sem a ajuda das pessoas ficaria impossível colocar em prática uma política de controle ambiental”, analisa.

Teatros interativos, palestras, pesquisas, gibis com histórias em quadrinhos focadas em problemas ambientais, sorteios motivacionais, e até a presença de um alto executivo da empresa vindo diretamente da Suécia, foram algumas das ações realizadas para obter a tão sonhada conscientização junto aos funcionários.

O resultado das ações foi acima do esperado. O cenário se modificou e, em meados de dezembro de 2004, a Sandvik, após passar por uma rigorosa auditoria oficial, finalmente recebeu a certificação ISO 14001.

Na prática, com as novas normas adotadas, a empresa conseguiu reduzir gastos com consumo de energia. Também passou a reciclar não só o lixo industrial e está com projeto de reaproveitamento de água, além de melhorar a limpeza e a organização dos resíduos da fábrica.

De acordo com Juliana, a conquista do ISO 14001 é muito importante para a Sandvik. “Isso mostra que a empresa está comprometida com o bem-estar dos funcionários e da comunidade, preservação do meio ambiente, bem como a qualidade e organização do local onde as pessoas trabalham”, completa.

Conteúdo Comunicação Empresarial

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Desenvolvimento econômico sustentável

O termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustent ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google