Parede resistente ao fogoA parede resistente ao fogo é uma estrutura projetada para retardar a propagação de calor, fumaça e chamas durante um incêndio. Paredes resistentes às chamas devidamente construídas oferecem aos moradores mais tempo para desocupar o imóvel com segurança durante um incêndio, e ajudam a reduzir os danos à propriedade total. Retardando ou impedindo a propagação do fogo, estas paredes são construídas com materiais especiais, que foram desenvolvidos com tecnologia avançada.

É importante compreender que uma parede resistente ao fogo não é projetada para ser completamente à prova de fogo. Em vez disso, a parede construída de materiais específicos é classificada com base na quantidade de tempo que pode impedir a propagação do fogo. Em edifícios que estão localizados muito próximos um do outro, uma parede externa e resistente pode ter uma classificação de três horas, o que significa que é capaz de impedir a propagação do fogo por até três horas. Algumas paredes interiores só podem apresentam uma classificação de 20 minutos, dependendo do risco de incêndio, do número de saídas e da carga ocupante da estrutura.

parede corta-chamasUma parede resistente ao fogo pode ser construída de concreto ou alvenaria, uma vez que estes materiais oferecem uma resistência natural ao fogo. A fim de construir um muro de fogo de drywall, os construtores devem incluir produtos especiais resistentes ao fogo feitos de gesso projetado para retardar a propagação de chamas ou calor. Um tipo de drywall corta-fogo também pode ser usado como revestimento a fim de proteger paredes inacabadas ou com a finalidade de isolamento em áreas desocupadas do edifício. Quando o aço está incluído em uma parede resistente ao fogo, pode ser pulverizado com um revestimento cimentício desenvolvido, ajudando a proteger o metal contra altas temperaturas.

Durante a construção de uma parede corta-chamas, todos os componentes utilizados para isso devem passar por uma avaliação apropriada. Por exemplo, todas as janelas, portas ou vidros incluídos na parede precisam ser resistentes ao fogo. Esses objetos são normalmente produzidos de materiais especiais, a fim de garantir o nível adequado de resistência ao fogo. Todas os fios, cabos ou tubos que penetram na parede devem ser submetidos à mesma avaliação. Além disso, um sistema de calafetagem especial deve ser usado para vedar todas as fendas, lacunas e aberturas em torno destas penetrações.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil