Reciclagem de drywallDrywall, também conhecido como placa de gesso, pode ser reciclado em novos produtos com o objetivo de reduzir o desperdício e melhorar a condição do solo. A reciclagem de drywall economiza dinheiro para os construtores e proprietários, e ajuda a dominuir a quantidade de lixo despejado em aterros sanitários. A prática também tem criado novas oportunidades de negócios para as empresas que convertem drywall novo ou usado em materiais utilizáveis.

O material mais comum usado em paredes interiores dos edifícios é o drywall, que é feito de gesso coberto com papel e cartão. Se o papel for retirado, o gesso pode ser reciclado em drywall novo. O papel, que funciona como um retardador de fogo, inibe a quantidade de gesso do drywall que pode ser reciclado. Estudos estão sendo feitos para restringir a quantidade de papel em materiais de construção, criando opções de reciclagem mais eficientes de drywall.

O drywall reciclado é utilizado para alterar solos na agricultura, viveiros e áreas de recreação. Apenas o drywall novo é recomendado para esta finalidade, pois o usado frequentemente contém tinta e outros produtos químicos que acabam sendo prejudiciais ao meio ambiente.

O gesso contido neste material de construção é um mineral natural tirado do solo árido. Quando os produtos que contenham gesso são adicionados ao solo alcalino, isto melhora a penetração de água e neutraliza a acidez. Algumas plantas beneficiam-se do cálcio e das propriedades sulfúricas do gesso. O gesso também pode ser vendido para fábricas de cimento específicos que utilizam este mineral em seus processos de fabricação.

drywall reciclado

O boro é uma substância adicionada ao drywall como um retardador de fogo. Se o conteúdo de boro do solo é baixo, o drywall reciclado pode melhorar esta condição. Isto é especialmente verdadeiro em solos que contenham cinzas vulcânicas, que se esgotam de boro. Mas a presença demasiada de boro no solo pode matar algumas espécies de plantas, sendo assim, sua quantidade deve ser verificada antes de o gesso reciclado ser adicionado à terra.

O drywall reciclado é feito através da separação de gesso e do papel adicionado ao gesso. A principal preocupação do processo é a poeira. Equipamentos de reciclagem de drywall geralmente incluem um sistema para coletar a poeira e realizar a triagem dos materiais. A aplicação de água é muitas vezes usada para reduzir a quantidade de poeira gerada durante a reciclagem do drywall. Em algumas áreas, uma licença de qualidade do ar é necessária antes que o processo seja realizado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil