8 dicas para operar equipamentos pesadosO termo “equipamentos pesados” descreve uma grande variedade de máquinas e equipamentos de construção e equipamentos de terraplenagem, incluindo, mas não limitado, a empilhadeiras, retroescavadeiras, escavadeiras, motoniveladoras, caminhões e tratores.

Esse tipo de equipamento não é normalmente usado por proprietários, mas por profissionais contratados. A melhor maneira de aprender a usar todos os tipos de equipamentos pesados é fazer um curso para operadores de máquinas. Não só as aulas ensinam as habilidades básicas necessárias, como também costumam oferecer a certificação para operar o equipamento de maneira legal.

A operação segura de equipamentos pesados começa com bom senso, uma caminhada atenciosa em torno da inspeção dos equipamentos e uma equipe experiente.

Todos os trabalhadores devem ler e compreender os manuais de segurança associados com o equipamento que está sendo operado, não importa se dirigem, orientam ou observam o equipamento. Cada trabalhador desempenha um papel crucial na segurança do trabalho de toda a equipe quando se trabalha com equipamentos pesados.

8 dicas para operar equipamentos pesadosAqui estão 8 dicas para operar equipamentos pesados.

  1. Certifique-se de todos os trabalhadores estão usando os equipamentos de segurança adequados, tais como óculos, luvas, capacetes e botas duras.
     
  2. Faça uma inspeção a pé nos arredores sempre antes de usar o equipamento. Andar completamente em torno da máquina e examinar cada parte, incluindo o óleo e refrigerante em máquinas motorizadas. Verifique os pneus, o desgaste de material rodante e danos e vazamentos no equipamento.
     
  3. Remova detritos, incluindo sujeira, mato, galhos, pedras ou outros materiais ao redor da máquina.
     
  4. Certifique-se de que ninguém está perto da máquina quando o operador a inicia. O operador deve colocar o cinto de segurança e o apoio de braço (se incluído) antes de liberar o freio de estacionamento. Dê a partida por cerca de três minutos para aquecer.
     
  5. Teste o sistema hidráulico com o joystick. Mova para a frente, para trás e para os lados, dependendo da máquina.
     
  6. Coloque um observador em cada lado do trabalho e na parte de trás da máquina. O operador deve ouvir atentamente as instruções dos observadores seu lado, que vai impedi-lo se alguma coisa que não está na sua linha de visão der errado. O operador fará o backup da máquina apenas com a orientação do seu observador.
     
  7. Ajuste os garfos à largura adequada para a carga que será transportada. Tenha observadores assistindo o carregamento de materiais. Ligue o equipamento lentamente quando transportar uma carga.
     
  8. Desligue a máquina e coloque o freio de estacionamento no local. Saia da máquina com cuidado e bloqueie o freio externo se incluído na máquina.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos