Consultoria em gestão de energiaConsultores em gestão de energia são especialistas no assunto que podem fornecer conselhos práticos úteis às empresas, organizações e agências governamentais sobre conservação de energia. O conceito de gestão de energia não é novo e é baseado no fato de que a energia é cara e difícil de criar. Para efetivamente gerenciar um recurso de demanda limitada, mas alta, é necessária uma gestão eficiente e planejada.

Há quatro principais áreas de foco para uma consultoria de gestão de energia: educação, avaliação, proposta e apoio à implementação. Todos os aspectos desse trabalho exigem uma excelente capacidade de comunicação escrita e oral, bem como habilidades interpessoais acima da média. É importante notar que a maioria dos processos de gestão de energia exigem mudanças significativas nas práticas de negócios existentes, e que muitas soluções que reduzem o consumo de energia e os custos a longo prazo exigem um investimento de tempo e dinheiro para conseguir.

Educação

A educação de executivos, do público e dos consumidores é uma parte importante do trabalho dos consultores de gestão de energia. Todos os envolvidos no processo decisório precisam aprender sobre as técnicas e métodos disponíveis para reduzir o consumo e os custos de energia. A fim de realmente compreender as opções, os consultores de gestão de energia normalmente se reúnem com funcionários-chave para saber mais sobre o seu entendimento dessas questões. O processo de educação deve ter orientações específicas para ser eficaz, já que os responsáveis pelas tomadas de decisão muitas vezes são pessoas muito ocupadas.

Avaliação

Consultoria em gestão de energiaAvaliar o consumo real de energia geralmente requer uma equipe de três a quatro pessoas e até seis semanas no local. O número de pessoas necessárias e o prazo variam muito, com base no tamanho das instalações, a complexidade da operação e os processos de conservação de energia atuais no local, se houver.

Por exemplo, uma empresa de manufatura com múltiplas instalações e um sistema de armazenagem e logística vai exigir mais tempo para avaliar do que um escritório padrão. A fim de completar a avaliação, os consultores de gestão de energia terão que inspecionar fisicamente as operações, olhando para tudo - desde materiais de isolamento até os negócios de utilização de energia.

Proposta

A proposta escrita é fornecida no final do trabalho de consultoria. Este documento inclui, geralmente, um escopo do projeto, métodos de investigação utilizados, resumo das conclusões e uma seção de recomendação. Cada recomendação individual inclui uma análise custo-benefício e a previsão de economia total de energia. O propósito dessas ferramentas é auxiliar na tomada de decisão e no processo de priorização. Apesar de a maioria das ideias ter potencial, a maioria das empresas irá escolher, nessa fase inicial, uma ou duas de alto impacto, normalmente as opções mais baratas.

Implementação

Algumas empresas de consultoria oferecem acesso à implementação e consultores de suporte. Esses especialistas no assunto são capazes de analisar as alterações recomendadas e auxiliar a empresa na implementação dessas mudanças. Os tipos de mudanças exigidas frequentemente envolvem re- engenharia ou uma mudança completa na prática atual. Uma consultoria especializada em gestão de energia pode ajudar a facilitar mudanças da forma mais conveniente possível.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia