Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

O que é takt time

O termo takt time vem da palavra alemã taktzeit, que pode ser traduzida como tempo de ciclo. As unidades usadas para o takt time variam de fábrica para fábrica.

Mais notícias relacionadas a automação industrial:

Manuseio automatizado de materiais
Exemplos incluem esteiras de transporte e robôs na linha de montagem.


Rede ágil em automação
Um componente importante de uma rede ágil é o elemento de automação. Todo o software ...


Novos transmissores da Honeywell melhoram eficiência da produção
SmartLine tem como objetivo promover a diminuição do custo total em cada ponto do ciclo ...


O que é takt timeTakt time é uma medida utilizada em fabricação. Trata-se do período mais longo que pode ser gasto em cada unidade e em coesão com o nível de demanda. Essa medida pode ser particularmente útil para garantir que cada parte de uma linha de produção funcione de forma eficiente.

O termo takt time vem da palavra alemã taktzeit, que pode ser traduzida como tempo de ciclo. A palavra alemã foi desenvolvida originalmente para se referir à batida da música e seus elementos práticos, como o ritmo de um maestro durante uma performance.

Calcular o takt time é, em sua forma mais básica, um processo extremamente simples. É apenas o tempo total disponível para produzir um lote de produtos, dividido pelo número total de unidades que devem ser produzidos para cumprir o prazo.

Na prática, o cálculo pode ser um pouco mais complicado, pois precisa abranger diferentes níveis de pessoal, isso se não houver mudanças ou intervalos alternados. A maioria das pessoas usando o tempo takt também irá construir em um determinado período de tempo levando em conta atrasos, como máquinas e equipamentos quebrados ou acidentes.

O que é takt timeAs unidades usadas para o takt time variam de fábrica para fábrica. Para produtos simples, onde a fábrica tem uma meta de hora em hora, pode ser expresso em minutos. Para produtos maiores, como um carro, o tempo pode ser expresso em semanas.

O cálculo do takt time é mais benéfico para as linhas de produção que realizam diferentes estágios de fabricação de um produto. Por exemplo, uma fábrica de montagem de DVDs pode ter funcionários ou máquinas trabalhando em três processos diferentes: colocando o disco na capa, colocando um livreto sob a capa e embalando a capa. Se a embalagem vai muito devagar, haverá um acúmulo de discos que pode entupir a linha. Alternativamente, se as pessoas colocando o disco na capa trabalham muito rapidamente, a mesma coisa poderia acontecer. Em ambos os casos, alguns funcionários poderiam estar temporariamente incapazes de realizar seu trabalho até que a linha seja normalizada, o que resultaria em desperdício.

Nesse exemplo anterior, a empresa pode calcular um tempo takt de 15 segundos por disco. Bem como todo o processo produzindo quatro discos em um minuto, as pessoas trabalhando em cada fase é que sabem que devem realizar sua seção do trabalho a uma taxa de quatro discos de um minuto. Isso irá garantir que todos eles funcionem no mesmo ritmo sem qualquer atraso.

Trabalhar com um sistema de takt time também pode ajudar a destacar em que parte do processo de fabricação estão certos problemas particulares ou ineficiências, como uma máquina com defeito ou funcionários de baixo desempenho.

Desvantagens

O takt time, no entanto, tem várias limitações. Ele não funciona bem se as diferentes etapas de um processo de produção, inevitavelmente, têm momentos muito diferentes.

Não é adequado para a fabricação onde a qualidade é muito mais importante que a velocidade, por exemplo, com itens altamente artesanais. Aderir a um sistema estrito de takt time também pode resultar em inflexibilidade. Se uma etapa do processo ficar mais lento, por exemplo, quando uma máquina quebra, todo o processo pode, eventualmente, parar por completo.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a automação industrial:

SKF lança rolamentos lineares de esferas recirculantes

A SKF traz para o mercado brasileiro os novos modelos rolamentos lineares de esferas recirculantes. Essa linha oferece muitas vantagens e já é considerada uma referência entre os usuários ...
Brazil Automation 2012 acontece em SP de 6 a 8 de novembro

O ExpoCenter Norte, em São Paulo, recebe em novembro a 16ª edição do maior evento de Instrumentação, Sistema e Automação das Américas e um dos ...
Diferenças entre manufatura enxuta e manufatura ágil

Existem muitas diferenças entre manufatura enxuta e ágil, incluindo estilo de produção, níveis de estoque e habilidades de personalização. A técnica de fabricação enxuta ...
Prós e contras da manufatura ágil

A fabricação ágil é uma estratégia de produção de negócios que utiliza peças modulares e automação, ao invés de um modelo de linha de ...
O que é simulação robótica

Simulação robótica é um método e um meio para testar o desempenho de componentes robóticos sem incorporá-los fisicamente em um robô. Normalmente realizado usando um tipo ...
Sistema flexível de fabricação

Um sistema flexível de fabricação (SFF) é um tipo de processo industrial que permite que o equipamento seja utilizado para mais do que uma função, embora possam estar ...
Tipos de sistemas de linha de montagem

Embora existam muitos tipos de sistemas de linha de montagem, algumas variações comuns incluem os modelos clássicos, automatizados, intermitentes e de manufatura enxuta. Estes sistemas de linha de ...

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google