O que é gestão de contabilidade ambiental

O que é gestão de contabilidade ambientalOrganizações, empresas e governos usam o conceito de gestão da contabilidade ambiental para fornecer informações úteis para a tomada de decisões internas em relação a matérias-primas, custos operacionais de produção e de poluição.

Esse tipo de gestão identifica, coleta e analisa informações sobre os custos ambientais e de desempenho para melhorar a gestão financeira e ambiental da organização e seu desempenho, priorizando atividades em prol do meio ambiente e apoio geral de atividades corporativas sustentáveis.

O objetivo deste procedimento é alcançar o desenvolvimento sustentável, eficaz e eficiente das atividades ambientais. A implementação da contabilidade ambiental tem efeitos positivos na direção de uma organização do sistema de contabilidade de gestão.

Atualmente, uma correta gestão dos valores financeiros relacionados ao meio ambiente pode ser crucial para uma empresa atingir suas metas estratégicas.

Identificar custos ambientais

Gestão da contabilidade ambiental ajuda a identificar custos ambientais e de produção, tais como energia, água, custos associados aos resíduos poluidores e descarte de líquidos perigosos. Sem esse processo, os valores podem ser subestimados ou superestimados. A identificação adequada permite o desenvolvimento de controles de custos, minimizando custos e adotando técnicas de produção mais limpa. Isto beneficia a organização de forma geral, reduzindo custos, melhorando a produção e o desempenho em relação ao meio ambiente.

Isolar custos ocultos

O que é gestão de contabilidade ambientalEssa modalidade também ajuda a isolar os custos ambientais identificados e verificar sua relação com cada processo ou produto. Isso colabora com a definição de preços de produtos precisos, já que produtos poluentes podem parecer mais rentáveis, sem custos ocultos consignados em produção. Por outro lado, uma organização pode subestimar a rentabilidade dos produtos mais limpos e colocar preços altos demais sem contabilidade da gestão ambiental para ajudar a descobrir a realidade da produção.

Gerenciamento de cooperação

A gestão da contabilidade ambiental se baseia em dados físicos ambientais e exige uma estreita cooperação entre gestores ambientais, contadores, gerentes e diretoria. Essa estreita colaboração resulta em uma maior consciência das preocupações e necessidades dos departamentos e da empresa como um todo.

Divulgação externa

Além do uso interno, a informação recolhida e analisada pode ser usada em relatórios externos. Os dados se mostram úteis na documentação das atividades corporativas para as agências governamentais, para os acionistas e para a sociedade como um todo.

Implementação

A gestão de contabilidade ambiental não precisa substituir a contabilidade financeira ou a equipe de custos, mas serve, sim, para complementa-las. Sua adição às práticas financeiras da empresa fornece um quadro mais completo dos processos de produção e produtos.

Contador ambiental

Existem atualmente profissionais especializados em ajudar empresas e governos em custos de compensação dos efeitos ambientais causados por decisões econômicas.

Um contador ambiental faz uma avaliação dos custos operacionais associados com procedimentos ambientalmente amigáveis em relação aos custos das práticas de desperdício.

O contabilista dessa área produz relatórios de práticas ecológicas de uma empresa para agências reguladores e acionistas. Um contabilista ambiental nacional pode ser responsável por analisar os efeitos ambientais globais de práticas empresariais de âmbito nacional.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password