Estudo de HidrometeorologiaHidrometeorologia é um campo científico de estudo que incorpora aspectos de meteorologia e hidrologia. Meteorologia é um campo interdisciplinar de pesquisa especializado em ciência atmosférica, especificamente no que se refere aos padrões climáticos do meio ambiente. Hidrologia, em termos mais simples, é o estudo da água na Terra. Hidrometeorologia, em comparação com estudos sobre a água, se refere à baixa atmosfera terrestre e interage com a superfície terrestre.

O conceito de hidrometeorologia está essencialmente ligado à transferência de energia entre a água da atmosfera e a da superfície da terra. Em outras palavras, quando se trata dos impactos nas massas de água na atmosfera, os hidrometeorologistas estão muito interessados. A qualquer momento, as mudanças da água na atmosfera de gases formam líquidos ou sólidos, ocorrendo um processo hidrometeorológico.

Em um determinado momento, a maior parte da água da Terra é encontrada nos oceanos, lagos e rios. É importante lembrar, no entanto, que o vapor de água atmosférico passa por um ciclo contínuo. Mesmo que a água atmosférica seja uma pequena porcentagem de água da Terra, uma grande quantidade de água se move através do processo de vaporização em uma base diária. A água vaporiza e cai na terra em índices surpreendentes, levando à intensa movimentação da atmosfera. Em uma base diária, a água se move a partir dos oceanos para a atmosfera e vice-versa.

Inundações, furacões e tempestades representam uma transferência de energia intensa. Tais padrões são previstos e estudados utilizando os métodos hidrometeorológicos mais recentes. Usando o radar Doppler e outros dispositivos, os hidrometeorologistas estudam a atmosfera à procura de padrões climáticos indicativos de distúrbios conhecidos e referentes à água na atmosfera.

métodos de hidrometeorologiasAlém de estudar os ciclos de precipitação e movimento da água, o método de hidrometeorologia também estuda corpos estáticos da água atmosférica. Vapor de água atmosférico que não tenha caído na Terra representa uma curiosidade específica para os estudiosos. Os cientistas esperam o ciclismo regular de vapor de água, e lapsos neste ciclo são um fenômeno que podem levar à seca.

A hidrometeorologia não só estuda os fenômenos naturais, mas busca soluções pró-ativas para problemas climáticos. Durante uma seca, o teor de água atmosférico é bloqueado nas nuvens, ocasionando a diminuição da chuva, granizo e neve. Os estudos de hidrometeorologia também procuram soluções para falhas imprevistas no ciclo da água na atmosfera. Em alguns casos, os engenheiros hidrológicos podem usar dados hidrometeorológicos a fim dedeterminar quando e se é adequado "semear" nuvens. A semeação de nuvens é um processo pelo qual um avião lança iodeto de prata e de dióxido de carbono congelado em uma nuvem, forçando assim a nuvem gasosa a se liquefazer e cair em forma de chuva.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente