Como remover o amiantoO amianto pertence a um grupo de fibras, naturais e artificiais, que foi amplamente utilizado antes de meados de 1970 para isolar edifícios, preparar telhas e paredes para a instalação de tubos de cimento e pisos. O amianto ainda é um componente muito usado em materiais de construção, mas certas fibras não estão mais sendo usadas por causa de sua consistência altamente porosa, o que as torna mais susceptíveis de serem inaladas.

A remoção do amianto é essencial para prevenir uma série de problemas respiratórios. Pelo fato de que o amianto pode ser inalado e permanecer nos pulmões por vários anos, isto pode levar a problemas de saúde, como falta de ar e tosse até ocasionar câncer de pulmão, levando à morte.

A remoção do amianto é essencial para assegurar a saúde das pessoas que residem em um edifício. Esta tarefa é também de responsabilidade legal do proprietário do prédio, e só pode ser tentada por empreiteiros licenciados e especializados na remoção deste tipo de substância tóxica. Uma vez que um proprietário do edifício identifica a presença de amianto no material de construção, ele deve tentar removê-lo o mais rapidamente possível.

amiantoA retirada de amianto pode ser efetuada através de uma série de métodos, embora a decapagem molhada e controlada seja a forma preferida, pois controla a quantidade de poeira liberada no meio ambiente durante a remoção. A decapagem seca é outro método popular para a remoção do amianto devido a seu baixo preço e facilidade de uso. No entanto, este método não é recomendado na maioria dos casos porque produz um alto nível de poeira.

Se o processo de remoção do amianto não é viável, também é possível selar o amianto para que o produto não entre em contato com o ambiente. A vedação às vezes é preferível à remoção do amianto, porque é um processo mais rápido e produz menos pó. A selagem pode ser feita através de painéis ou com o uso de adesivo PVC ou uma pintura especial. Papel de parede e painéis também podem ser usados para selar o amianto, desde que um forte adesivo seja aplicado. Em qualquer ocasião onde ocorra a remoção do amianto, os trabalhadores devem usar máscaras de proteção e demarcar a área, assim os transeuntes são avisados sobre os riscos potenciais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil