Como funciona um transformador de distribuiçãoTransformadores de distribuição são um tipo de transformador usado para reduzir a perda de energia. Ele faz a transferência de energia elétrica de um circuito para outro, utilizando condutores ou bobinas que permitem o fluxo de corrente elétrica.

Esses são os transformadores-padrão que você vê montados em postes telefônicos. Eles tomam a entrada de alta tensão das linhas de energia elétrica, reduzem-na e distribuem a tensão reduzida para residências e empresas.

Definição

Transformadores de distribuição são capazes de não perder cargas, o que significa que transferem energia elétrica entre os circuitos com perda insignificante de energia elétrica. Por essa razão, transformadores de distribuição são comuns em sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Partes de um transformador de distribuição


A bobina primária, a primeira parte integrante de um dos transformadores de distribuição, é composta de fio de cobre revestido com esmalte e fica sobre um núcleo magnético. A entrada de baixa corrente, alta tensão de corrente alternada da usina flui através do fio, e no processo gera um fluxo magnético.

O fluxo magnético produzido na bobina primária (ou enrolamento primário) desenvolve um campo magnético em uma bobina secundária. Bobinas secundárias consistem de alumínio ou de cobre em uma fita de espessura, com um isolamento feito de resina impregnada em papel. Semelhantes à bobina primária, essas fitas de alumínio ou de cobre são enroladas em torno de um imã. O campo magnético gerado na bobina secundária induz a uma alta corrente, corrente de baixa voltagem alternada na fita, que flui para fora do transformador como energia pronta para uso.

Como funciona um transformador de distribuiçãoUm transformador de distribuição não funcionará sem um núcleo magnético, o terceiro elemento-chave. Esse imã em forma de "C" ou "E" permite a geração do campo magnético na bobina secundária do fluxo magnético na bobina primária. O núcleo é feito de pilhas de lâminas de chapa de aço em conjunto, utilizando fitas de aço ou de resina. Esse núcleo magnético, bem como as bobinas primária e secundária de partes ativa do transformador de distribuição, são responsáveis pela regulação de tensão.

Finalmente, uma junta, selada com revestimento em pó no tanque de aço serve como o pacote mecânico ou recipiente protetor para peças ativos do transformador. Ele mantém inerte o óleo mineral não-condutor, que serve para refrigeração e proteção contra umidade, e no qual o conjunto de bobina-núcleo está submerso. O tanque também contém uma bucha e equipamentos, em alguns casos, para auxiliar o transformador. Uma vez fechado, o tanque é montado sobre um poste ou em um bloco de concreto colocado no subsolo.

Processo

Transformadores de distribuição transferem energia entre circuitos por meio de um núcleo que compreende tipicamente aço silício de alta permeabilidade e de baixa perda.

Uma corrente no enrolamento primário, ou bobina, cria uma variação magnética no núcleo do transformador de distribuição. Este, por sua vez gera um campo magnético, ou força produzida por um campo elétrico, através de enrolamento secundário do transformador. Este campo magnético cria uma força eletromotriz, também conhecida como tensão, no enrolamento secundário. Uma corrente elétrica flui através do enrolamento secundário, transferindo energia elétrica através do transformador para a carga ou o circuito elétrico conectado a um terminal de saída.

Classificação da tensão

Transformadores de distribuição geram o maior índice de tensão contínua de todas as classes de transformadores e oferecem uma tensão primária de 601 volts ou mais. O método de resfriamento que um transformador de distribuição usa, que geralmente envolve um material condutor de calor, como o petróleo, ajuda a determinar a sua potência.

Instalação

A alta tensão está conectada ao enrolamento primário e a saída é distribuída entre os enrolamentos secundários para residências e empresas. Como eles são instalados em transformadores de rede elétrica de serviço público, os técnicos devem seguir os procedimentos de segurança rigorosos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica