4 razões para deixar a área de trabalho limpaTodo bom empregador reconhece as suas responsabilidades quando se trata de saúde e segurança ocupacional. Regulamentações governamentais certificam-se disso, mas existem outros positivos para os funcionários também. Não importa em que tipo de ambiente de trabalho você está envolvido, seja em um escritório da fábrica, ou um showroom de varejo, há um elemento de base que sustenta a boa saúde e as práticas de segurança, e que é a limpeza.

Saúde e segurança ocupacional envolve tudo sobre o fornecimento de um ambiente seguro para que os empregados exerçam as suas funções. O ideal para os empregadores é que haja uma redução em acidentes de trabalho e um aumento correspondente na produtividade do pessoal.

É interessante apontar algumas das razões importantes que indicam que limpeza é um fator essencial quando se trata de fornecer uma área de trabalho mais segura.

• Um dos primeiros princípios de um local de trabalho arrumado é certificar-se de que as ferramentas são mantidas em seu lugar em todos os momentos. Isto alivia o problema de perder peças e atravancar calçadas. Algumas práticas de trabalho que foram desenvolvidas nas fábricas durante muitas décadas concluíram que não era apenas mais seguro manter tudo em seu lugar, mas isso também contribui para as altas taxas de eficiência dos operários e demais trabalhadores.

• Como sujeira, poeira e detritos se acumulam, as bactérias começam a se reproduzir e isso pode ser catastrófico em qualquer espaço fechado de trabalho, como um escritório. Infecções bacterianas levam à doenças, o maior contribuinte para as taxas de funcionários ausentes. Sendo assim, mais uma vez, um ambiente limpo contribui para uma maior segurança no local de trabalho.

segurança ocupacional• Os materiais perigosos são comumente usados em alguns locais de trabalho, especialmente salas de trabalho ou fábricas. A própria natureza destes produtos significa que eles são perigosos para a saúde humana e representam um risco se não forem devidamente tratados. Ao manter estes produtos em recipientes especiais, e fora do espaço de trabalho quando não estiverem sendo usados, o risco é minimizado e um ambiente limpo é mantido.

• Há uma clara ligação entre a higiene e segurança, por isso é preciso observar as instalações sanitárias para obter uma melhor compreensão disto. Com o perigo sempre presente em relação à transferência bacteriana entre os trabalhadores, doenças como a gripe suína podem facilmente se espalhar. É por isso que empresas de limpeza comercial devem ser obrigadas a atender aos altos padrões quando se trata de áreas sensíveis, como banheiros.

No entanto os benefícios superam em muito o custo envolvido na implementação destas práticas de trabalho seguro e não há dúvida de que um ambiente de trabalho limpo é parte deste processo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho