Certificação europeia (CE) para equipamentos industriais  A certificação europeia (CE) serve para indicar que o produto segue as diretivas de qualidade da União Europeia. Essas diretivas incluem produtos médicos, equipamentos de segurança e produtos de proteção ambiental.

A conformidade europeia é necessária para equipamentos industriais como vasos de pressão, equipamentos de proteção individual, controle de ruído, dispositivos médicos, equipamentos de medição industrial e caldeiras, além de equipamentos de telecomunicações e máquinas e equipamentos industriais.

Como obter a certificação europeia para produtos industriais?

Primeiramente, é preciso determinar se o equipamento requer a certificação CE. É o fabricante ou importador que devem arcar com o ônus para determinar se a marcação CE é necessária. Diretivas de normas de qualidade da União Europeia para o produto irão indicar se o equipamento industrial exige a marcação CE.

O negócio ou empresa de comércio internacional deve ser registrado na União Europeia (UE), se não já estiver registrado. De acordo com a publicação “Segurança dos dispositivos médicos eletrônicos”, de Norbert Leitgeb, “o fabricante ou seu mandatário devem fazer a própria inscrição e dos dispositivos médicos comercializados médica”. Isso pode ser feito online.

Em seguida, preencha o formulário “Processo de Avaliação da Conformidade” para o seu produto para solicitar a certificação CE marcação. Esse documento se refere às diretivas da União Europeia para a forma correta de usar.

Certificação europeia (CE) para equipamentos industriais  Então, é hora de recolher a documentação do produto, que inclui um manual do usuário e uma lista de todos os avisos relevantes para os usuários.

Apresente o produto junto com sua documentação para os laboratórios de teste independentes nomeados pela União Europeia para aprovar produtos para a marca CE. Aqui no Brasil, existe o INMETRO, órgão de avaliação da conformidade, que pode também executar os testes.

Salve e guarde a verificação dos testes de laboratório que atestam que o equipamento industrial atende às normas da UE. Esses resultados devem ser divulgados, se assim exigir a União Europeia.

Use a documentação e verificação de testes para criar uma Declaração de Conformidade. Esse texto será usado para rotular o equipamento.

Na etiqueta do equipamento industrial, deve constar a marcação CE. As letras devem ter pelo menos cinco milímetros de altura, a menos que seja concedida uma isenção. O fabricante deve, ainda, apresentar a Declaração de Conformidade juntamente com todas as encomendas enviadas para a UE.

Não esqueça de armazenar as Declarações de Conformidade. Esses formulários devem estar disponíveis a pedido de autoridades da UE por, pelo menos, cinco anos após o último produto ser fabricado.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional