A Semprius, uma empresa fornecedora de módulos solares de alta concentração fotovoltaica (HCPV), anunciou no último dia 31 de janeiro, que fixou um novo recorde mundial para eficiência do módulo fotovoltaico, atingindo 33,9% (área ativa).

O módulo foi testado dentro do ambiente doméstico em condições de teste padrão (850 W/m2, 25 ° C temperatura da célula, e um espectro corresponde a AM1.5D) pelo Instituto de Energia Solar da Universidad Politécnica de Madrid (IES-UPM). Este resultado de eficiência, certificado pela IES-UPM e corroborado por medições no exterior feitas no Instituto de Sistemas de Concentração Fotovoltaica (ISFOC) em Puertollano, Espanha, excede significativamente a reivindicação anterior de 32%.

"Pela primeira vez, fomos capazes de converter mais de um terço da energia do sol em eletricidade utilizável", disse Scott Burroughs, vice-presidente de Tecnologia da Semprius. "Isso demonstra como PV concentrados podem alavancar rapidamente o aumento da eficiência para continuar reduzindo o custo da eletricidade solar gerada."

O design do módulo HCPV da Semprius começa com o processo de impressão de micro-transferência, que permite à empresa fabricar o menor celular do mundo solar – sendo aproximadamente do tamanho de uma ponta do lápis.

Depois de desenvolver o seu módulo com o apoio do laboratório do Departamento de Energia Nacional de Energia Renovável dos EUA, a empresa Semprius agora está aumentando a implantação global de sistemas de demonstração ao completar a construção de uma planta piloto em Henderson, NC. A produção comercial da fábrica começará no segundo semestre de 2012.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia