Usos do moedor universalUm moedor universal é uma ferramenta que tritura e promove acabamento nas peças, a maioria dos quais são feitas de metal. Os modelos de moedores universais são diferentes da maioria dos outros tipos de moinhos, porque sua construção e arranjo lhes permite trabalhar com uma variedade extremamente ampla de materiais e ferramentas que requerem processos de moagem. A grande dos moinhos é fabricada de materiais específicos, o que significa que só pode funcionar com determinados tipos de materiais. Por exemplo, um moedor de metal é diferente de um moedor de ferramenta, principalmente por causa da variação no tamanho do grão, e forma. Todos os moedores, universais ou não, trabalham de uma forma similar.

Moedores trabalham girando uma superfície áspera em velocidades muito altas, que lentamente se cortam em pequenos pedaços do material aplicado. Eles normalmente são usados para aplicações de acabamento, onde a superfície ou borda de uma peça passa pelo processo inicial de necessidades de acabamento. Um exemplo disso seria um pedaço de madeira dividido. Muitas vezes, a nova superfície resultante é muito áspera e possui rebarbas, requerendo o uso de plainas ou uma lixadeira de cinta, outro tipo de moinho, para dar-lhe um acabamento liso.

moedor universalA maior parte dos moinhos, no entanto, é utilizada para aplicações de usinagem. Processos de metalurgia normalmente produzem superfícies irregulares que necessitam de algum tipo de técnica de acabamento. Um exemplo disto seria o corte de plasma de metal, que, ao mesmo tempo em que é preciso, muitas vezes resulta em uma superfície irregular em torno do corte final. Muitas vezes, as superfícies planas passam por um processo de fresagem, usinagem de precisão. Como resultado, um moedor universal é empregado, o que pode dar à peça um acabamento razoavelmente liso, que é adequado para a maioria dos propósitos.

O moedor universal pode lidar com todos os trabalhos acima mencionados e muitos mais. Estes equipamentos são muito úteis para instalações que trabalham com uma ampla variedade de materiais. Para esses tipos de instalações, um moedor universal é um investimento rentável, uma vez que elimina a necessidade de adquirir moinhos individuais para um determinado material ou processo.

Uma vez que existem muitos tipos diferentes de moinhos, um moedor universal precisa incorporar tantas variedades quanto possível. Isto pode ser feito de várias maneiras, pois todas elas requerem algum tipo de movimento rotativo, geralmente realizado por um motor elétrico.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos