Indústria de tecnologia de alimentosA indústria de tecnologia de alimentos é o negócio da aplicação da ciência de alimentos para o processamento seguro e saudável, seleção, preservação, embalagem e distribuição de produtos alimentares. Aqueles que trabalham no setor de pesquisa da indústria de tecnologia de alimentos analisam a composição química de alimentos para determinar as melhores formas de produzir, apresentar e comercializá-los. A segurança alimentar é uma preocupação primordial da indústria de alimentos, e muitos cuidados extras são tomados para garantir que o alimento seja embalado na maneira correta, mantendo-se frescos e com valor nutritivo.

Em 1810, o inventor francês Nicolas Appert inventou o primeiro processo hermético de conserva que preservou com sucesso o alimento por longos períodos de tempo. Esta descoberta marcou o início da indústria de tecnologia de alimentos, que construiu e ampliou a estrutura original que Appert começou. Com o advento do processo de pasteurização inventado por Louis Pasteur, que envolve o aquecimento dos alimentos para retardar ou destruir o crescimento microbiano, a indústria de tecnologia de alimentos fez avanços significativos em trazer alimentos seguros e saudáveis para o público. Avanços como a liofilização e a remoção da cafeína do café e do chá revolucionaram ainda mais a indústria.

Indústria de alimentosComo a indústria de tecnologia de alimentos tem crescido, o seu âmbito ampliou-se a partir de práticas de preservação de alimentos para muitos outros domínios. Procedimentos de qualidade de processamento de alimentos são o foco principal nesta indústria, e muito tempo de pesquisa é dedicada a encontrar as formas mais seguras, mais saudáveis e mais rentáveis de produção de alimentos frescos em uma escala maciça. Processamento de alimentos implica levar matérias-primas, como frutos frescos colhidos e transformando-os em produtos alimentares seguros e visualmente atraentes.

Embalagens de alimentos eficazes garantem que os produtos mantenham-se frescos, saborosos e com alto valor nutritivo. A indústria de tecnologia de alimentos trabalha para fornecer a embalagem mais adequada e atualizadas para os alimentos comerciais. Exemplos disso incluem embalagem inviolável e rótulos com informações nutricionais e datas de vencimento.

A indústria de tecnologia de alimentos também é focada na distribuição eficiente de comida. Este campo estuda as três principais áreas de distribuição de alimentos, que incluem o transporte de alimentos, manuseio e armazenamento de produtos, garantindo que os suprimentos suficientes estejam à disposição para atender as necessidades dos consumidores.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação