Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Estoque gerido pelo fornecedor (Vendor Managed Inventory ou VMI)

Com VMI, o fornecedor especifica as quantidades de entrega enviadas para clientes através do canal de distribuição, usando dados obtidos a partir de Electronic Data Interchange.

Mais notícias relacionadas a armazenagem & logística:

Pallets termicamente tratadas
Tratamento térmico de pallets serve para impedir infestações de bactérias, fungos e insetos nas mercadorias.


Santos Brasil atende clientes por chat
Usuários podem tirar dúvidas e acessar informações sobre a companhia online em tempo real.


Rotatividade de estoque
Estratégia logística pretende fazer o giro das mercadorias, perecíveis ou não, nos pontos de venda.


Estoque gerido pelo fornecedor (Vendor Managed Inventory ou VMI)Vendor Managed Inventory (VMI), em inglês, quer dizer estoque gerido pelo fornecedor.

Em armazenagem e logística, VMI é um processo em que o fornecedor cria pedidos para os seus clientes com base em informações que eles recebem sobre a demanda do cliente. O fornecedor e o cliente estão vinculados por um acordo que determina os níveis de estoque, as taxas de preenchimento e os custos. Esse arranjo pode melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos, reduzindo os estoques e eliminando ações fora das situações.

VMI e EDI


Com VMI, o fornecedor especifica as quantidades de entrega enviadas para clientes através do canal de distribuição, utilizando dados obtidos a partir de Electronic Data Interchange (EDI). Há uma série de transações EDI, que podem formar a base do processo de VMI: 852, 855 e 856.

O primeiro é o registro de atividade do produto, que é conhecido como 852. Esta transação EDI contém a vendas e informações de inventário, como atividade-chave do produto e medidas de previsão, tais como

  • Quantidade vendida (em $)
  • Quantidade vendida (em unidades)
  • Quantidade na mão (em $)
  • Quantidade na mão (em unidades)
  • Quantidade de ordem (em $)
  • Quantidade de ordem (em unidades)
  • Quantidade recebida (em $)
  • Quantidade recebida (em unidades)
  • Quantidade de previsão (em $)
  • Quantidade de previsão (em unidades)

Estoque gerido pelo fornecedor (Vendor Managed Inventory ou VMI)As informações da EDI 852 podem ser enviadas a partir do cliente para o fornecedor em periodicidade semanal ou com maior frequência em indústrias de alto volume. O vendedor faz a decisão do pedido com base nesses dados na transmissão 852. O vendedor analisa a informação de que foi recebido do fornecedor e uma determinação do pedido é feita com base em acordo existente entre o vendedor e o cliente.

Muitos fornecedores usam um pacote de software de VMI para auxilia-los na determinação de requisições. Software de VMI pode ser parte de uma suíte de ERP, como SAP, ou ser uma opção independente, tais como produtos de Blue Habanero, LevelMonitor, NetVMI ou outros.

O software irá verificar se os dados são precisos e significativos. Ele vai calcular um ponto de reabastecimento para cada item com base nos dados e informações de clientes, como promoções, sazonalidade ou novos itens. A quantidade de cada item disponível ao cliente é comparada com o ponto de reabastecimento para cada item em cada localidade. Isto irá determinar se um pedido é necessário e quais as quantidades necessárias.

A segunda transação EDI que é usada em VMI é a confirmação do pedido de compra, que é conhecida como o 855. Este documento EDI enviado para o cliente contém vários campos, incluindo:

  • Número de Ordem de Compra
  • Data do pedido de compra
  • Ordem do pedido de compra
  • Quantidade
  • Preço
  • Número do Item
  • Descrição do item
  • Frete
  • Data de envio

Alguns vendedores fornecem um aviso de envio antecipado aos seus clientes para informa-los de uma entrada de pedido, que é conhecido como EDI 856. O aviso de envio difere da confirmação do pedido de compra, tanto pela oportunidade como pelo conteúdo. O 856 é enviado ao cliente após a expedição ter sido feita no momento do pedido de compra.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Por que usar VMI?

Um dos benefícios do VMI é que o fornecedor é responsável pelo fornecimento do cliente quando os itens são necessários. Isso remove a necessidade de o cliente ter estoque de segurança significativo. Estoques mais baixos para o cliente pode levar a economias significativas de custos.

O cliente também pode se beneficiar de custos de compra reduzidos. Como o fornecedor recebe os dados e não ordens de compra, o departamento de compras gasta menos tempo em cálculo e produção de ordens de compra. Além disso, a necessidade de correções de ordens de compra e de reconciliação diminui, o que reduz ainda mais os custos de compra. Redução de custos também pode ser encontrada nos custos de armazenagem reduzidos. Estoques mais enxutos podem reduzir a necessidade de espaço e dos recursos de armazenamento.

O fabricante pode ganhar alguns benefícios com o VMI, já que ele pode ter acesso a um ponto de venda (PV) de dados, o que facilita suas previsões. Os fabricantes também podem trabalhar com seus clientes planos promocionais em modelos de previsão, o que significa que estoque suficiente estará disponível quando as promoções forem executadas. Como um fabricante tem mais visibilidade aos seus níveis de estoque de clientes, é mais fácil garantir que a falta de estoque não vai ocorrer, já que eles podem acompanhar quando os itens precisam ser produzidos.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a armazenagem & logística:

O que é modelo de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo ...
Segundo graneleiro construído no Brasil será lançado ao mar

O navio Log-In Tucunaré, segundo graneleiro construído no país, fará sua viagem inaugural amanhã, no Estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A embarcação ...
Saiba mais sobre o problema do corte de estoque

O problema de corte de estoque é uma equação de otimização que tem aplicações importantes na indústria e também gera interesse para programadores e especialistas em ...
Aplicação do projeto em logística

Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas ...
Aplicação da Lei Marítima

A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto o ...
O que é near sourcing

Near sourcing é um termo usado para descrever quando uma empresa estrategicamente coloca algumas ou todas as suas operações perto de onde seus produtos finais são vendidos. Esse conceito ...
Análise da cadeia de suprimentos

A análise da cadeia de suprimentos é o processo de avaliação de cada etapa de uma empresa que está entregando um produto para os clientes. Esse método requer ...

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google