Produção de petróleo e gás em 2011 atinge quase 1 bi de barris

Produção de petróleo e gás em 2011 atinge quase 1 bi de barrisEm 2011, os 9.043 poços em operação no país geraram 768 milhões de barris de petróleo e 24 bilhões de metros cúbicos (m³) de gás natural. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os números – um recorde para a produção nacional – correspondem à produção de 919 milhões de barris de óleo equivalente (boe).

O resultado divulgado hoje representa um aumento de 2,5% de petróleo e de 4,9% sobre a de gás natural em relação a 2010. O crescimento na produção de petróleo no Brasil cresceu 45%, enquanto a produção de gás natural evoluiu 55%, nos últimos 10 anos.

Para o próximo ano, as expectativas são altas e repousam sobre as reservas do pré-sal da Bacia de Santos, que já tem nove poços em operação, sendo oito incluídos na lista dos 30 mais produtivos do país.

Segundo dados da ANP, foi recorde também a produção de petróleo e gás natural no mês de dezembro: 2,214 milhões barris por dia e 71 milhões de m³ por dia. O aumento alcançou 1,6% na produção de petróleo, em relação a dezembro do ano anterior, e 1,2% em comparação com novembro de 2011. Com relação ao gás natural, a produção de dezembro ficou 3,1% acima da de em dezembro de 2010 e 5,1% da produção de novembro.

O campo com maior produção de petróleo no ano passado foi Roncador, na Bacia de Campos. Já a maior produção de gás natural foi registrada em Rio Urucu, na Bacia do Solimões, na Floresta Amazônica. De acordo com o órgão governamental, 91,2% da produção de petróleo e gás natural do país são oriundos de campos operados pela Petrobras.

(com informações da Agência Brasil)

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password