Pesquisador do MIT desenvolve painel solar mais baratoO pesquisador do Massachussets Institute of Techology (MIT) Andreas Mershin está empenhado em encontrar uma nova maneira de criar paineis de energia solar mais baratos. A partir do trabalho iniciado por Shuguang Zhang, do Centro do MIT para Engenharia Biomédica, Mershin estuda uma maneira de tirar as moléculas responsáveis pela fotossíntese das plantas (PS-I) e coloca-las para trabalhar em paineis solares, de modo que qualquer laboratório em qualquer lugar do mundo poderia replicar o processo.

Segundo relatórios do MIT, "a eficiência do novo sistema é 10 mil vezes maior do que na versão anterior - embora na conversão de apenas 0,1% da energia solar para eletricidade, ela ainda precise melhorar cerca de dez vezes ou mais para se tornar útil para consumo”.

Pesquisador do MIT desenvolve painel solar mais baratoMershin afirma que a melhoria da eficiência significa obter mais do substrato PS-I exposto ao sol. Ele acha que a chave para isso é imitar os pinheiros em uma floresta: o formato de agulhas de suas árvores são a forma ideal para tirar o máximo proveito da luz solar disponível e elas têm ramos até o tronco para capturar qualquer luz solar que atravesse sua copa.

Transformar essa teoria em um dispositivo prático levou anos de trabalho mas, no final, Mershin foi capaz de criar uma floresta minúscula de nanofios de óxido de zinco (ZnO), bem como uma nanoestrutura de dióxido de titânio tipo esponja (TiO2) revestida com a luz de materiais derivados de bactérias. Os nanofios não só serviram como uma estrutura de suporte para o material, mas também como fios para transportar o fluxo de electrons gerados pelas moléculas para baixo para a camada de suporte de material, do qual podem ser ligadas a um circuito. "É como uma nanofloresta elétrica", diz o cientista.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Eventualmente, esse conceito pode ser utilizado em todo o mundo sem o custo ou materiais que atualmente tornam os paineis solares proibitivos - qualquer material vegetal verde serve para criar o substrato. Isso significa que a tecnologia solar poderia ser barata e simples o suficiente para fornecer novos paineis solares para as áreas rurais.

Existem dois aspectos a serem considerados neste interessante projeto - uma delas é que ele usa nanomateriais e ainda não se conhecem plenamente os impacto de nanomateriais para o meio ambiente . Além disso, o dispositivo solar pode ser reciclado? As normas e regulamentos sobre a reciclagem de paineis solares ainda estão no começo. A nova tecnologia poderia precisar de um processo de reciclagem próprio.

Assista ao vídeo de Andrea Mershin, do MIT, explicando sua pesquisa (em inglês):

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente