Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

5 dicas para reduzir o consumo de combustível da sua empresa

Seja com apenas alguns carros ou uma frota de caminhões, dá para poupar dinheiro em combustível, fazendo pequenas alterações em suas operações.

Mais notícias relacionadas a armazenagem & logística:

Pallets termicamente tratadas
Tratamento térmico de pallets serve para impedir infestações de bactérias, fungos e insetos nas mercadorias.


Santos Brasil atende clientes por chat
Usuários podem tirar dúvidas e acessar informações sobre a companhia online em tempo real.


Rotatividade de estoque
Estratégia logística pretende fazer o giro das mercadorias, perecíveis ou não, nos pontos de venda.


5 dicas para reduzir o consumo de combustível da sua empresaPara empresas com frotas de carros e caminhões, o preço dos combustíveis é sempre um motivo de preocupação. Esses gastos devem ser observados de perto, pois estão intimamente relacionados aos lucros que uma empresa gera com transporte. Além disso, usar menos combustível ajuda o meio ambiente.

A melhor maneira de limitar o consumo é rodar menos, mas nem sempre essa solução é possível para muitas companhias.

Pequenas ações, como limitar o excesso de peso em um veículo ou manter janelas fechadas, podem ter um impacto ao longo do tempo, mas muitas vezes é preciso pensar grande para fazer uma economia significativa no consumo de combustível.

Aqui estão 5 dicas criativas para economizar combustível em sua empresa.

  1. Treine seus motoristas

    Oriente a equipe de condutores para ter bons hábitos atrás do volante, tais como iniciar e parar o veículo ou como mudar de marcha. Estes podem parecer hábitos inconsequentes quando se trata de eficiência de combustível, mas a má condução também é responsável pelo gasto desnecessário de combustível. Na verdade, dependendo do tamanho, a forma como o motorista opera o veículo pode aumentar em até 33% o consumo de combustível. Ensine os condutores a não acelerar muito ou pisar no freio muito rapidamente, porque essas práticas gastam mais gasolina (ou diesel ou etanol).

    Jonathan Byrnes, escritor e presidente do Jonathan Byrnes & Co, empresa de consultoria, diz que os motoristas precisam ser ensinados e lembrados de dirigir de forma constante e saber quando desligar o veículo quando em um congestionamento. Além disso, tanto os motoristas quanto as empresas precisam estar cientes dos padrões de tráfego e do tempo do dia na entrega de uma carga, já que muitos algoritmos de roteamento não levam esses fatores em conta. Evitar o tráfego pesado e os sinais vermelhos significa menos partidas e paradas e, assim, menos combustível desperdiçado.

    Se você educa e lembra seus condutores de conduzir de forma mais eficiente, mas não está economizando dinheiro tanto quanto você esperava, tente incentivar a prática. Se você tiver um motorista por entrega ou veículo, pode acompanhar os quilômetros por litro usados em um determinado período de tempo. No final de uma semana ou mês, ofereça uma recompensa para o condutor com a melhor relação km/l da equipe.
    -----------------------------------------------------
    Indicador de empresas:
    Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
    ----------------------------------------------------------------------------

     
  2. Diminua a velocidade

    A velocidade ideal para a maioria dos caminhões para obter a melhor milhagem pode ser 85 km/h, mas a maioria dos motoristas vai muito mais rápido do que isso. A redução da velocidade média de um caminhão de 70 quilômetros por hora para apenas 65 pode se traduzir em uma redução no consumo de combustível de 6%. Se a redução for de mais 5 quilômetros por hora (a 60 km/h), o resultado é mais 7,5% de economia.

    Além da economia, várias empresas incentivam seus motoristas a andar mais devagar porque os veículos representam uma propaganda da empresa. Ter um funcionário dirigindo de forma imprudente em uma estrada é um mau negócio para qualquer companhia.
     
  3. 5 dicas para reduzir o consumo de combustível da sua empresaMonitore a frota

    Se a equipe de vendas transformou seu carro em escritório ou se os motoristas estão sentados no ar condicionado entre as entregas, eles estão usando uma enorme quantidade de combustível - entre um e quatro litros por hora ou mais, para ser exato.

    Motoristas devem reduzir a marcha lenta ou o veículo ligado encontrando outros locais para fazer o trabalho e saindo do carro. Atualmente, existem softwares de GPS que extraem dados dos veículos de uma frota para um computador interno, fornecendo dados de viagem, posição de veículo, monitoramento de tempo ocioso e outras informações.

    Com alguns programas, é possível reduzir o tempo ocioso em 80%, além de diminuir a quilometragem em 15% e o consumo de combustível em 8%.
     
  4. Reduza o tempo de viagens desnecessárias

    Dê uma olhada em quantas vezes você está entregando a um determinado cliente. Você está despejando produtos três vezes por semana, a pedido de um cliente, quando você poderia realmente estar fazendo isso uma ou duas vezes?

    O cliente também tem interesse em economizar e a relação entre ele e o fornecedor deve ser de confiança. Portanto, é bom conversar com o comprador para avaliar a frequência necessária (e realista) de entregas.

    Otimizar rotas e custos conjuntos de armazenagem e logística significa uma situação em que todos ganham.
     
  5. Capacite os funcionários

    Ao fazer alterações nas práticas de condução ou a instalação de novas tecnologias, mantenha os funcionários na linha de frente e eles vão agradecer com economia de combustível.

    Ser aberto a respeito das mudanças torna toda a equipe mais receptiva às medidas. Por isso, a comunicação é extremamente importante na implementação de novas ações.

    Coloque as melhores práticas nas mãos de seus empregados, dando-lhes as ferramentas para tomar as decisões no dia a dia. Eles também podem colaborar com ideias para melhorar o quadro atual, pois vivenciam aquela realidade durante todo o tempo que estão no trabalho.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a armazenagem & logística:

O que é modelo de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo ...
Segundo graneleiro construído no Brasil será lançado ao mar

O navio Log-In Tucunaré, segundo graneleiro construído no país, fará sua viagem inaugural amanhã, no Estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A embarcação ...
Saiba mais sobre o problema do corte de estoque

O problema de corte de estoque é uma equação de otimização que tem aplicações importantes na indústria e também gera interesse para programadores e especialistas em ...
Aplicação do projeto em logística

Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas ...
Aplicação da Lei Marítima

A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto o ...
O que é near sourcing

Near sourcing é um termo usado para descrever quando uma empresa estrategicamente coloca algumas ou todas as suas operações perto de onde seus produtos finais são vendidos. Esse conceito ...
Análise da cadeia de suprimentos

A análise da cadeia de suprimentos é o processo de avaliação de cada etapa de uma empresa que está entregando um produto para os clientes. Esse método requer ...

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google