5 dicas para reduzir o consumo de combustível da sua empresa

5 dicas para reduzir o consumo de combustível da sua empresaPara empresas com frotas de carros e caminhões, o preço dos combustíveis é sempre um motivo de preocupação. Esses gastos devem ser observados de perto, pois estão intimamente relacionados aos lucros que uma empresa gera com transporte. Além disso, usar menos combustível ajuda o meio ambiente.

A melhor maneira de limitar o consumo é rodar menos, mas nem sempre essa solução é possível para muitas companhias.

Pequenas ações, como limitar o excesso de peso em um veículo ou manter janelas fechadas, podem ter um impacto ao longo do tempo, mas muitas vezes é preciso pensar grande para fazer uma economia significativa no consumo de combustível.

Aqui estão 5 dicas criativas para economizar combustível em sua empresa.

Treine seus motoristas

Oriente a equipe de condutores para ter bons hábitos atrás do volante, tais como iniciar e parar o veículo ou como mudar de marcha. Estes podem parecer hábitos inconsequentes quando se trata de eficiência de combustível, mas a má condução também é responsável pelo gasto desnecessário de combustível. Na verdade, dependendo do tamanho, a forma como o motorista opera o veículo pode aumentar em até 33% o consumo de combustível. Ensine os condutores a não acelerar muito ou pisar no freio muito rapidamente, porque essas práticas gastam mais gasolina (ou diesel ou etanol).

Jonathan Byrnes, escritor e presidente do Jonathan Byrnes & Co, empresa de consultoria, diz que os motoristas precisam ser ensinados e lembrados de dirigir de forma constante e saber quando desligar o veículo quando em um congestionamento. Além disso, tanto os motoristas quanto as empresas precisam estar cientes dos padrões de tráfego e do tempo do dia na entrega de uma carga, já que muitos algoritmos de roteamento não levam esses fatores em conta. Evitar o tráfego pesado e os sinais vermelhos significa menos partidas e paradas e, assim, menos combustível desperdiçado.

Se você educa e lembra seus condutores de conduzir de forma mais eficiente, mas não está economizando dinheiro tanto quanto você esperava, tente incentivar a prática. Se você tiver um motorista por entrega ou veículo, pode acompanhar os quilômetros por litro usados em um determinado período de tempo. No final de uma semana ou mês, ofereça uma recompensa para o condutor com a melhor relação km/l da equipe.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Diminua a velocidade

A velocidade ideal para a maioria dos caminhões para obter a melhor milhagem pode ser 85 km/h, mas a maioria dos motoristas vai muito mais rápido do que isso. A redução da velocidade média de um caminhão de 70 quilômetros por hora para apenas 65 pode se traduzir em uma redução no consumo de combustível de 6%. Se a redução for de mais 5 quilômetros por hora (a 60 km/h), o resultado é mais 7,5% de economia.

Além da economia, várias empresas incentivam seus motoristas a andar mais devagar porque os veículos representam uma propaganda da empresa. Ter um funcionário dirigindo de forma imprudente em uma estrada é um mau negócio para qualquer companhia.

5 dicas para reduzir o consumo de combustível da sua empresaMonitore a frota

Se a equipe de vendas transformou seu carro em escritório ou se os motoristas estão sentados no ar condicionado entre as entregas, eles estão usando uma enorme quantidade de combustível – entre um e quatro litros por hora ou mais, para ser exato.

Motoristas devem reduzir a marcha lenta ou o veículo ligado encontrando outros locais para fazer o trabalho e saindo do carro. Atualmente, existem softwares de GPS que extraem dados dos veículos de uma frota para um computador interno, fornecendo dados de viagem, posição de veículo, monitoramento de tempo ocioso e outras informações.

Com alguns programas, é possível reduzir o tempo ocioso em 80%, além de diminuir a quilometragem em 15% e o consumo de combustível em 8%.

Reduza o tempo de viagens desnecessárias

Dê uma olhada em quantas vezes você está entregando a um determinado cliente. Você está despejando produtos três vezes por semana, a pedido de um cliente, quando você poderia realmente estar fazendo isso uma ou duas vezes?

O cliente também tem interesse em economizar e a relação entre ele e o fornecedor deve ser de confiança. Portanto, é bom conversar com o comprador para avaliar a frequência necessária (e realista) de entregas.

Otimizar rotas e custos conjuntos de armazenagem e logística significa uma situação em que todos ganham.

Capacite os funcionários

Ao fazer alterações nas práticas de condução ou a instalação de novas tecnologias, mantenha os funcionários na linha de frente e eles vão agradecer com economia de combustível.

Ser aberto a respeito das mudanças torna toda a equipe mais receptiva às medidas. Por isso, a comunicação é extremamente importante na implementação de novas ações.

Coloque as melhores práticas nas mãos de seus empregados, dando-lhes as ferramentas para tomar as decisões no dia a dia. Eles também podem colaborar com ideias para melhorar o quadro atual, pois vivenciam aquela realidade durante todo o tempo que estão no trabalho.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password