O que é uma mina de salUma mina de sal é uma área escavada na superfície da Terra ou abaixo dela, criada com a finalidade de extrair este mineral. O sal é um mineral cristalino amplamente utilizado e varia de cor, sendo encontrado na água do mar ou em terra. É necessário escavar uma mina de sal para chegar aos depósitos subterrâneos. A extração e o processamento incluem a explosão dos cristais livre, esmagando-os várias vezes antes de enviá-los para a superfície para posterior processamento.

Também referido como o cloreto de sódio, o sal é um mineral com uma formação cristalina cúbica. Sua cor varia do cinza ao branco transparente, dependendo da sua pureza e composição mineral da rocha-mãe. É amplamente aproveitado para aplicações industriais, médicas, bem como na conservação e no tempero de alimentos.

O sal é um mineral muito abundante, e é mais comumente encontrado na água do mar, com 77 por cento dos sólidos dissolvidos lá. Os depósitos na superfície da Terra são um resultado da evaporação do passado dos corpos de água. Muitos depósitos de sal também podem ser localizados no subsolo, em cúpulas ou veias entre camadas de rochas sedimentares. Nos últimos casos, a extração exige a criação de uma mina de sal.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Assim como as operações de carvão, uma mina de sal utiliza eixos que permitam o transporte de pessoal, suprimentos e rochas extraídas para acima do solo. Um eixo é designado para pessoas e outro é destinado à movimentação do sal extraído e dos suprimentos que são puxados para cima com cuidado. Os eixos também fornecem ar fresco para os mineiros que trabalham.

mina de salO processo de mineração é de trabalho intensivo e começa com o corte de uma fenda horizontal por baixo de uma parede de sal. Furos de cerca de 3 metros ou mais profundos são perfurados ao lado, então, o dinamite é colocado dentro deles. Os explosivos são acionados remotamente quando não há pessoal na mina de sal, e a rocha se quebra e cai no chão. Os mineiros recolhem o mineral, que é transportado ao longo de uma correia transportadora onde é esmagado várias vezes antes de ser enviado para a superfície. O sal é então peneirado através de vários ecrãs e armazenado para embalagem e transporte.

Até a Revolução Industrial, o sal era escasso, e o processo de mineração deste produto foi considerado extremamente perigoso e caro. Antes disso, a extração de sal foi realizada principalmente por escravos que foram, de fato, negociados em troca deste produto, em lugares como a Grécia Antiga. A mina de sal moderna foi desenvolvida após a criação do motor de combustão interna.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração