Como configurar cabos de fibra ótica

Como configurar cabos de fibra óticaA fibra ótica, ou fibra óptica, é um fenômeno relativamente novo de tecnologia e inovação que, nos últimos anos, revolucionou a infraestrutura de comunicação. Linhas de fibra ótica são tiras de vidro puro, da espessura de um fio de cabelo humano, que transportam a informação digital por longas distâncias. Outras utilizações da fibra ótica incluem aparelhos médicos e inspeção mecânica.

Foi a cidade norteamericana de Chicago que testemunhou a primeira instalação de um enlace de fibra óptica, em 1976. Desde então, a fibra ótica tem sido amplamente utilizada em telecomunicações devido à sua grande largura de banda e vantagens da distância ao longo do fio de cobre convencional.

Conforme crescem os usos da fibra ótica, a necessidade de ter um sistema altamente confiável se torna mais evidente. Ao prestar mais atenção à concepção, instalação e operação de um sistema de fibra ótica, é possível tirar proveito da segurança, largura de banda e da distância que a fibra ótica oferece.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Quais são algumas diretrizes que você pode usar para garantir a instalação adequada e o uso inteligente ao configurar cabos de fibra ótica? O primeiro passo é determinar a distância ou o alcance da ligação com a qual se está trabalhando – as ligações mais longas exigem fibras monomodo ou lasers, enquanto as ligações mais curtas requerem fibras multimodo ou fontes de LED. São as cores dos revestimentos que diferenciam os cabos de fibra ótica. Por exemplo, a cor amarela identifica claramente um cabo de modo único, enquanto laranja indica multimodo.

Em seguida, considere o ambiente que você está trabalhando. É ao ar livre ou em lugar fechado? É uma residência, comércio ou indústria? Esses fatores ajudam a determinar como a fibra será montada. Se você tiver uma aplicação no teto, você pode querer varetas para empurrar e puxar de fibra de vidro para ajudar com os locais de difícil acesso.

Agora é importante planejar as necessidades de emenda. Cabos de longo comprimento podem precisar de emendas e as ferramentas certas fazem um ótimo trabalho.
Se você está cortando cabos estreitos, sua melhor opção é usar tesouras Kevlar porque cortam o cabo de forma limpa e arrumada, o que pode economizar no polimento.

Como configurar cabos de fibra óticaOutro bom investimento seriam strippers (descascadores) de cabos e lenços sem fiapos para limpar todos os detritos deixados pelas fibras de vidro. Você também pode considerar qual o tipo de hardware é necessário e se o fecho de emenda é apropriado. Esses suprimentos terão de ser adquiridos com antecedência.

Uma vez que suas fibras foram cortadas, polidas, limpas e testadas, é importante escolher um tipo de terminação adequada para sua aplicação. Lembre-se de limpar todos os conectores corretamente e rotular todos os seus cabos para identificar o seu cabo de fibra ótica.

Existem hoje kits no mercado que oferecem tudo que você precisa, ótimos para economizar tempo no fornecimento de diferentes ferramentas necessárias para sua aplicação.

Depois de ter documentado a sua rede de fibra ótica inteira, ela está pronta para uso. Lembre-se, a documentação é uma previsão, mas vai ajudar quando chega a hora de solucionar problemas, atualizar ou restaurar a sua rede.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password