Como limpar pedra de calcárioO calcário é um carbonato de cálcio natural (CaCO3), uma pedra sedimentar com uma aparência suave e granular e que apresenta diferentes graus de dureza. É altamente reativo a ácidos, de modo que limpadores com fórmulas ácidas ou ingredientes cítricos podem facilmente interagir com o carbonato de cálcio e danificar o material com manchas ou até rachaduras.

A pedra calcária usada em construção civil vem em três acabamentos básicos: amaciado, semi-polido e altamente polido. No entanto, a menos que seja um grau de calcário endurecido, ele nunca vai apresentar o mesmo polimento de granitos ou mármores.

A limpeza de pedra calcária começa com o conhecimento dos agentes que a sujaram. O calcário é macio, poroso e mancha facilmente. Ele também é sensível à água com sal. Calcário deve ser tratado com um selante calcário específico penetrante para reduzir o potencial de mudança de coloração.

Como limpar pedra de calcárioPrimeiramente, remova toda a areia e sujeira da superfície usando um aspirador de pó. A areia é o abrasivo primário que divide o selante nas telhas naturais. Quando o cimento se rompe, a sua qualidade de proteção fica comprometida, permitindo que manchas e marcas apareçam mais rapidamente. A limpeza de pisos diária deve incluir um espanador de poeira não tratada, bem como esteiras para prender a sujeira em locais de entrada e grande circulação.

Esfregue as pedras com um limpador de pedra de pH neutro, que é especificamente aprovado para calcário. Normalmente, esse produto vem em spray, mas se você tem uma grande área, existem produtos que podem ser limpos e lavados em seguida. Você terá que secar o chão com toalhas para remover a sujeira de seu chão. Não lave com sabão doméstico de pedra e água. Os sabões vão danificar a superfície.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------
Use uma escova de dentes velha para remover manchas. Trabalhe em um círculo de fora para dentro e, depois, esfregue com um pano limpo. Se a mancha persistir, há limpadores especiais de argamassa para o calcário que podem ser mais fortes do que o limpador ou um produto específico para manchas difíceis, como de óleo e graxa. Existem também produtos cataplasma disponíveis para manchas resistentes. Assim, pode levar até 48 horas para tirar apenas uma mancha por completo.

Lave os azulejos com água doce e limpa ou destilada e imediatamente seque o local. Não deixe água ou líquidos acumular em seus azulejos. Refrigerantes, vinagre, sucos de frutas e vinho, assim como muitos produtos de banho, são apenas alguns dos líquidos que mancham o calcário.

Considere limpar a pedra com vapor. Como o calcário é poroso, mesmo que esteja adequadamente selado, existem indentações ou bolsas em que a água e a sujeira podem se acumular. Mesmo em pequenas quantidades, água salgada pode causar manchas pretas ou descoloração. Muitas vezes é possível alugar limpadoras a vapor por um preço interessante.

O calor e a intensidade do vapor, juntamente com os aspectos de umidade e de absorção das toalhas descartáveis do aparelho, devem afrouxar e dissolver muitos tipos de detritos ou manchas. Seque sua pedra calcária cuidadosamente depois da vaporização.

Por fim, sele sua telha usando um aferidor de qualidade. Não encere o chão de pedra com as ceras encontradas na maioria dos supermercados. Compre o tipo de produto recomendado para o seu tipo de piso.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil