SP faz campanha para incentivar doação de sangue nas empresasO governo de São Paulo, o Fundo Social de Solidariedade e as secretarias da Saúde e da Casa Civil, lançaram, na semana passada, uma iniciativa estadual para promover a doação de sangue nas empresas.

A ideia é sensibilizar os empresários para que solicitem o serviço de coleta externa, disponibilizado pela Pró-Sangue. O órgão é responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e região metropolitana de SP.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Para receber a coleta externa, é necessário apresentar um grupo de, pelo menos, 100 pessoas, além de ter instalação adequada, com área bem ventilada e iluminada, de (no mínimo) 80 m², com bebedouro e banheiros próximos. O local também deve ter mesas, cadeiras e lixeiras disponíveis.

"Nós convidamos os empresários a levarem a conscientização dos funcionários a doarem sangue nas empresas. Temos que estimular e ampliar a rede de doadores, de voluntários. Esclarecer os mitos e as dúvidas e a respeito da doação e transformar essa ação num hábito rotineiro. Doar sangue é um gesto de solidariedade, de amor.", afirmou Lu Alckmin, madrinha da campanha de doação de sangue da Pró-Sangue e uma das idealizadoras da ação.

SP faz campanha para incentivar doação de sangue nas empresasNo primeiro dia da campanha, em apenas três horas, 90 funcionários se candidataram para doação. Deste total, 65 bolsas foram coletadas.

Como participar

Empresas interessadas em levar a coleta externa para seus locais de trabalho precisam fazer o agendamento com dois meses de antecedência. A Pró-Sangue leva uma equipe ao local para uma vistoria técnica.

Na data da ação, a Pró-Sangue providencia a logística necessária, disponibilizando van e equipe do banco de sangue, assim como cadeiras para doação e outros equipamentos e materiais.

O serviço de coleta externa da Pró-Sangue funciona às terças e quintas-feiras e os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue, para orientações técnicas sobre a infraestrutura e condições necessárias para a realização da coleta. Mais informações pelo telefone (11) 3061-5544 (ramais 376 e 215), de segunda a sexta, das 7h às 13h ou por e-mail, no coletaexterna@prosangue.sp.gov.br.

Para ser um doador

Para ajudar até 4 pessoas com sua doação de sangue, basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Responsabilidade Social
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Responsabilidade Social