Iluminação RecicladaHoje, mais do que em qualquer outro momento, necessitamos com urgência reciclar ideias e materiais. O projeto Iluminação Reciclada é a simples aplicação deste conceito. Nossa proposta trata do desenvolvimento de lâmpadas LED do tipo recicladas.

As aplicações imediatas estão no campo da iluminação complementar, decorativa e utilitária. Tal proposta é embasada no reaproveitamento de lâmpadas fluorescentes sucateadas, geradoras de grandes volumes de lixo elétrico e tóxico. Na verdade, queremos mais do que apenas reciclar, desejamos gerar uma nova concepção no aproveitamento destes recursos. Em nosso projeto, mais de 80% de todo o material empregado na construção das lâmpadas LED tem origem nas fluorescentes compactas sucateadas. Não nos enganemos, retrabalhar o lixo eletrônico/elétrico que todos nós contribuímos em produzir é um imenso desafio.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Construir lâmpadas LED-RECICLADAS viabilizando o emprego desse material é inovar esta tecnologia. Lâmpadas de baixo consumo, acessíveis, menos poluentes e com alguma "inteligência" agregada, certamente anunciam uma nova era para a iluminação.

Grande parte (mais de 90%) dos componentes eletrônicos empregado nos reatores de lâmpadas fluorescentes compactas apresentam condições de reutilização. Esta "matéria prima", quando bem incorporada ao sistema produtivo de fabricantes e recicladoras, contribuirá na diminuição dos custos de produção podendo proporcionar uma reciclagem menos onerosa com ganhos ambientais significativos.

Abaixo, imagens de soquetes de lâmpadas fluorescentes compactas queimadas e reator eletrônico sucateado.

Iluminação Reciclada
Desperdício com alto risco ambiental

Foto: Cortesia Apliquim - Empresa fornecedora dos resíduos.

Abaixo, anatomia de um modelo simples de lâmpada LED reciclada:

Capa Difusora SoqueteReator ReprojetadoLEDs Alto Brilho
Capa Difusora             Soquete                            Reator Reprojetado   LEDs Alto Brilho

RESULTADO FINAL: Modelo Reciclado (3.5W) 19 LEDs - Iluminação Complementar

Iluminação Reciclada

Modelos reciclados decorativos (2.5W), consciência ambiental aliada a beleza e baixo consumo de energia.

Abaixo, detalhes do protótipo em formato delta (4W) - Iluminação Funcional :

LED Cilíndrica Reciclada 130 leds (8W)Mini LED Reciclada (3W)


LED Cilíndrica Reciclada 130 leds (8W) Mini LED Reciclada (3W)

Iluminação Funcional Iluminação Complementar

Iluminação reciclada é um projeto embrionário e que está gradativamente evoluindo. Os trabalhos e pesquisas são realizados com investimentos próprios e por conta disso os avanços e aprimoramentos são lentos. A iluminação a LED já é uma realidade, reduzir seus custos e melhorar resultados ambientais são alguns dos principais desafios deste projeto.

No vídeo "Iluminação Reciclada", produzido para divulgar este projeto, são apresentados alguns dos protótipos desenvolvidos entre outras possibilidades desse universo.



-Lâmpadas LED coloridas - Lâmpadas LED /iluminação de emergência - Lâmpadas LED/ iluminação utilitária

Todas produzidas a partir da reciclagem de produtos e conceitos, proposições desse trabalho. A iluminação a LED sem dúvida é um grande avanço, agora, se ela for de origem reciclada o avanço será maior ainda!

O projeto "Iluminação Reciclada" tem registros legais e busca complementar da forma mais produtiva possível as tarefas de reciclagem no setor da iluminação. A reciclagem química já é uma realidade, apesar de incipiente. A reciclagem eletrônica que propomos visa complementá-la permitindo um maior aproveitamento do material. Os processos são distintos, não concorrentes e se complementam.

Este é o verdadeiro diferencial do projeto, pois as ações conjuntas de ambos os processos (químico e eletrônico) permitem uma reciclagem mais completa e avanços significativos no maior benefício de todos...

A SAÚDE DE NOSSO MEIO AMBIENTE!
Venha conosco! Invista nesta ideia e ajude-nos a aprimorá-la !

Mais sobre o projeto:
http://www.radak.cjb.net
http://www.crea-rs.org.br/crea/index.php

Autor(es): Fernando Kiszewski

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente