Sistemas de processo de compras na cadeia de suprimentosO sucesso de qualquer negócio – especialmente das empresas que lidam com armazenagem e logística - depende da capacidade de atender às demandas dos clientes em tempo hábil.

Essa qualidade, por sua vez, é reflexo de um sistema capaz de gerir a cadeia de abastecimento de forma inteligente, incluindo aquisição de materiais, transformação em produtos intermediários e acabados e distribuição dos produtos aos clientes.

No processo de compra de suprimentos, matérias-primas ou serviços a um preço mais favorável, o primeiro passo é identificar as necessidades de um negócio. Essa ação é seguida por uma requisição de compra, em formato digital ou manual, enviado para o comprador.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Hoje, com os avanços em tecnologia e inovação, há uma série de ferramentas automatizadas, como os sistemas de planejamento de recursos e softwares de intercâmbio eletrônico de dados para ajudar fornecedores e compradores durante o processo.

Esses sistemas facilitam a entrada da ordem de compra como o próximo passo no processo de aquisição. O pedido de citações é seguido pela seleção de um fornecedor com base nas propostas.

O tempo é outro fator importante que deve ser levado em conta pelas organizações. Entender o tempo de espera necessário, a quantidade esperada de entrega, data de entrega real e o preço são aspectos absolutamente relevantes. Os sistemas de planejamento de recursos ajudam na manutenção desses dados.

Sistemas de processo de compras na cadeia de suprimentosQualquer desvio em relação à data de entrega ou à quantidade enviada ou qualidade dos produtos, por exemplo, pode causar sérias preocupações para quem compra. Como a aquisição envolve a compra de decisões que são afetadas por fatores como a entrega e tratamento, os benefícios e as flutuações de preços, os profissionais de compras fazem uso de sistemas automatizados para executar ações com bom custo-benefício e custo-utilidade.

Novidade: cloud computing na cadeia de suprimentos


O aprimoramento tecnológico trouxe uma série de softwares de pedidos de compras disponíveis no mercado. No entanto, com o advento da tecnologia de computação em nuvem, o processo de contratação baseado em cloud computing está em alta no mercado, oferecendo níveis mais elevados de e-procurement.

O processo baseado em nuvem, além de automatizar o processo de compra, também integra compradores e fornecedores através de sistemas de TI, formando assim uma rede de valor de parceiros colaboradores. Ao automatizar o fluxo de trabalho de ponta a ponta - desde o pedido até o faturamento e entrega -, o processo de compras baseado em nuvem ajuda a aumentar a eficiência organizacional, reduzindo custos operacionais, bem como melhorar o controle sobre as atividades de aquisição.

Esse processo de aquisição baseado em nuvem leva uma organização para muito além do simples software de ordem de compra e gestão de processo. Ele tem qualidades inumeráveis, como a gestão de convênios e contratos que ajudam a agilizar e simplificar preços listados pela administração, verificação de entregas, comparações de produtos, seleção de artigos, contabilidade pré-relatórios de entrega detalhados, confirmação do pedido e conselhos de expedição, fornecendo uma exibição mais do que completa da transação de compras.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística