A Hydro Alumínio lançou recentemente o primeiro bloco V de alumínio, produzido em grande escala, para motores a diesel de alta performance em carros de passeio. Isso prova que o metal pode resistir as pressões extremas desse tipo de motor. Para este ano, a DaimlerChrysler já encomendou cerca de 200 mil blocos de alumínio para os motores a diesel V-6, usados em quase todos os modelos Mercedes.

O motor Mercedes V-6 é o mais compacto da classe e oferece performance média de 0,79kW/kg, 20% melhor do que os 5 cilindros em linha anterior. Mesmo com a camisa do cilindro em ferro fundido, o bloco de alumínio ainda é pelo menos 35kg mais leve na comparação com os blocos de aço.

A Hydro investiu 76 milhões de euros em sua fábrica de Dillingen, Alemanha, para a fabricação desses blocos. A capacidade de produção foi aumentada para 2 milhões de peças fundidas por ano. O processo de fundição foi aprimorado para fornecer ao produto alta resistência à fadiga. Graças à combinação das técnicas de vazamento e resfriamento e ao refinamento da liga, o novo bloco de alumínio atende ao padrão Mercedes de longa durabilidade, mesmo operando em nível de torque tão alto como 510Nm.

Anteriormente, os blocos de motor de alumínio eram utilizados com sucesso em carros de passeio movidos à gasolina. Como os blocos de motores de alta performance a diesel são submetidos a altas temperaturas e três vezes mais pressão do que os tradicionais à gasolina, o novo produto da Hydro abre as portas de um novo mercado para o alumínio.

Na Europa, os motores a diesel estão rapidamente aproximando-se de 50% do mercado de carro novos - e agora podem contribuir para o crescimento futuro do uso de alumínio no setor automotivo, promovendo ainda o aumento da eficiência de combustível e da reciclabilidade.

Autor(es): Usinagem Brasil

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