5 passos para implantar um plano de gestão integrada de segurançaGestão da segurança é parte integrante das responsabilidades de uma empresa, pois mostra o compromisso da companhia em relação ao bem-estar de seus funcionários. A abordagem de uma organização ao implementar estratégias de gestão de segurança varia de acordo com a indústria e o tipo de trabalho que está sendo realizado.

Um plano de gestão integrada de segurança é recomendado para manter um local de trabalho seguro por meio da identificação de riscos de segurança e do desenvolvimento de controles de risco.

É também usado para desenvolver processos para a integração de controle de qualidade com sustentabilidade em relação ao meio ambiente e à saúde e segurança do trabalho. Planos de gestão integrada de segurança devem ser continuamente monitorados e atualizados conforme a evolução das condições de trabalho. Todos os níveis de gestão devem aderir ao plano e comunicá-la a todos os níveis da organização.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Aqui estão 5 passos para implantar um plano de gestão integrada de segurança.

  1. Crie uma lista de objetivos de saúde e segurança para os funcionários da empresa. Como exemplo, você pode incluir objetivos, como a criação de planos de evacuação de emergência, diminuição da criação de resíduos, inspeções mensais de gestão do estabelecimento, diminuição no número de acidentes de trabalho por ano e uma diminuição no número de dias de licença médica devido a problemas de saúde ocupacional .
     
  2. 5 passos para implantar um plano de gestão integrada de segurançaIdentifique as normas ambientais referentes aos resíduos produzidos pela unidade. Crie uma lista de maneiras como a sua empresa afeta o meio ambiente. Desenvolva metodologias para redução do desperdício e poluição.
     
  3. Identifique as pessoas que serão responsáveis pela realização de cada uma das metas ambientais, de saúde e segurança. Por exemplo: nomeie gerentes específicos de primeira linha que serão responsáveis pela inspeção da instalação dos riscos em uma base mensal. Forneça uma lista de números para as pessoas que terão autonomia e conhecimento de corrigir os perigos conhecidos, tais como fios soltos e vazamentos de líquidos perigosos.
     
  4. Crie diretrizes de segurança específicas voltados para a operação diária. Treine todos os funcionários sobre como realizar suas tarefas diárias dentro desses parâmetros de segurança. Você pode, por exemplo, pedir aos funcionários para chamar os profissionais de manutenção para observar questões específicas, tais como equipamentos com defeito ou excesso de poluição que poderiam representar um risco de segurança.
     
  5. Compense seus gerentes pelo bom desempenho nos esforços em garantir a segurança no local de trabalho. A empresa pode fornecer um bônus adicional para o gestor se seus funcionários têm zero lesões ou acidentes no local de trabalho durante o ano.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho