Tratamento de cura UVCura UV é um processo em que a exposição à luz ultravioleta faz com que um fluido ou película se forme pelo tratamento de cura. Durante a cura, o composto químico se configura e endurece em sua forma final. O processo de cura UV é utilizado para uma grande variedade de produtos, incluindo adesivos, resinas, tintas, revestimentos e outros tipos de produtos e suprimentos. Empresas que fabricam produtos destinados a curar sob luz UV também costumam vender equipamentos específicos para tratamentos com luz UV, tais como conjuntos de lâmpadas especiais.

Existem várias maneiras diferentes em que o processo de cura ocorre. Todas envolvem algum tipo de reação química que é desencadeada por exposição à luz na área ultravioleta do espectro. Classicamente, isto é conseguido com uma mistura de um material que é conhecido como um fotoiniciador, um produto químico que irá iniciar uma reação quando é exposto à luz. No caso de um produto concebido para cura UV, o fotoiniciador só funciona quando é exposto à luz UV.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O comprimento de onda específico da luz é geralmente importante. Muitos produtos são concebidos para curar quando expostos à luz entre 200 e 400 nanômetros, também conhecidos como luz UVA, UVB e luz UVC. O produto geralmente indica a intensidade e o comprimento de onda necessário para a cura, desde que seja utilizado o equipamento apropriado. Não utilizar o equipamento adequado pode resultar em uma cura ineficaz que cria descoloração, rachaduras e outros problemas.

Processo de cura UVUma grande vantagem para cura UV é que este método de tratamento pode ser concebido para funcionar muito rapidamente, proporcionando a cura rápida. A cura demasiadamente rápida é um problema comum com muitos epóxis, tintas e produtos relacionados, o que pode ser evitado através da utilização de cura por UV.

Um fator a levar em consideração quando se trabalha com sistemas de ultravioleta é que mesmo que a luz não esteja visível, ainda assim ela pode causar danos aos olhos. As pessoas devem usar óculos de proteção e devem evitar a área, se possível, enquanto as luzes estiverem acesas. É importante que os técnicos e pessoas que trabalham na indústria estejam cientes dos perigos da exposição excessiva aos raios UV, para que possam tomar as devidas precauções.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais