Abilux e Apex-Brasil criam o Lux Export A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram convênio de cooperação técnica e financeira para inserir e valorizar a indústria de iluminação brasileira dentro do comércio internacional.

Com investimentos previstos de aproximadamente R$ 3,7 milhões para os próximos dois anos, o Lux Export, programa do setor de iluminação, realizará ações promocionais no exterior e de auxílio às empresas na formação, adequação e qualificação dos seus produtos.

Para Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente da Abilux, dar vida a um projeto de exportação em um momento tão delicado da economia mundial é estratégico para o setor.

“O Lux Export é de fundamental importância para ampliar a participação dos produtos brasileiros no mercado externo. Através dele será possível inserir as empresas associadas em programas que visam o aumento da competitividade e a adequação às exigências de normas técnicas internacionais, expandir e consolidar a capacidade exportadora das que já exportam e ampliar a participação das pequenas e médias neste processo”, argumenta o presidente.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O Projeto tem como mercados-alvo, nesta primeira etapa, Angola, Chile, Peru, Colômbia, Panamá e América Central, República Dominicana e Caribe.

Para 2012, estão previstos Projetos Vendedores e Imagens, Rodadas Internacionais de Negócios além da participação em feiras internacionais:

Março: Projeto Vendedor - Feira Expocomer Panamá
Abril: Missão Técnica Comercial – Light Building - Alemanha, Projeto Imagem Expolux - Brasil
Maio: Rodada Internacional de Negócios - Brasil
Junho: Projeto Vendedor - Feira Expoferretera República Dominicana
Setembro: Projeto Vendedor Chile
Outubro: Feira Excon - Peru, Projeto Imagem/Semana da Iluminação e Rodada Internacional de Negócios - Brasil

O Lux Export está aberto a todas as indústrias brasileiras de iluminação associadas à Abilux.

Iluminação no Brasil

Abilux e Apex-Brasil criam o Lux Export O setor da iluminação brasileiro tem contribuído para o surgimento de novas tecnologias para suprir o mercado interno que está em expansão impulsionado por novos paradigmas que privilegiam a eficiência energética e o cuidado com o meio ambiente, tendência que aumenta a necessidade de a indústria nacional estar apta a participar desta revolução.

A Abilux apoia o desenvolvimento de projetos de eficiência energética, mantendo bons níveis de iluminação. Neste sentido verifica-se o crescimento de soluções com fonte de luz LEDs. A entidade desenvolve normas para os produtos comercializados de forma a permitir ao consumidor uma adequada comparação entre as diversas opções que lhe são ofertadas.

Os principais entraves para o crescimento do setor no País estão relacionados com o custo Brasil (altos impostos, altos juros para financiamento, taxa cambial, custo de logística, custo do investimento e concorrência de produtos importados) que prejudicam a economia de escala na industrialização de produtos para o mercado local e para exportação.

Mercado

A retomada da construção civil no País tem indicado que o setor encontra-se em um ciclo de prosperidade. Segundo dados do Sindilux/Abilux, no quarto trimestre de 2008 os lançamentos tiveram uma abrupta redução. Os novos projetos começaram a reaparecer já nos primeiros meses de 2009. Como a iluminação é uma das últimas etapas de uma obra, em 2010 foi possível perceber um crescimento na solicitação de produtos. Em 2011 o faturamento do setor foi da ordem de R$ 3,7 bilhões.

Expectativa de crescimento para 2012: não chegará aos dois dígitos como era esperado. Deverá ficar em torno de 7% se o setor não sofrer os impactos da crise internacional e se não houver escassez de recursos para financiamentos de obras.

Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas que serão realizadas no País também atrairão mais negócios para o setor. A iluminação é parte viva dos eventos esportivos. A construção de empreendimentos de apoio como novos hotéis e vilas olímpicas trará um impacto positivo em nossa produção industrial. Para a Abilux, os dois eventos ajudarão a consolidar o crescimento do Setor de Iluminação no Brasil.

O setor tem hoje 670 empresas entre pequenas e micros (45%), médias (33%) e grandes (22%). Gera cerca de 50 mil empregos, incluindo a cadeia produtiva.

Informações sobre o Lux Export pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 3251-2744.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia