O que é ganga em mineração

O que é ganga em mineraçãoGanga é a substância que deve ser extraída, juntamente com os minerais desejados ou minérios, e que é considerado um material estéril. Estes materiais são normalmente removidos juntamente com minérios, e devem, em seguida, ser separados. A ganga pode então ser despejada como rejeito. Em alguns casos, pode haver utilizações adicionais para as substâncias presentes nos rejeitos. Quando situações como essas ocorrem, os rejeitos podem ser ainda processados para remover as partículas desejadas.

Durante o processo de extração, os materiais descobertos são tipicamente classificados em dois grupos. A fração econômica significa que o material tem um valor, enquanto a fração não econômica, também conhecida como ganga, é tudo o que não tem valor financeiro. Ao determinar se uma operação de mineração será economicamente viável, os custos de separação da fração econômica da ganga são normalmente considerados inúteis. Às vezes, um material desejável está tão integrado com a ganga que seria muito caro extraí-lo.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A tecnologia de mineração se desenvolveu ao longo dos anos, e métodos mais sofisticados foram criados para separar as frações econômicas e rentáveis daquilo que conhecemos como ganga. Operações de mineração antecipadas podem ser ineficientes, e muitas vezes deixam quantidades relativamente grandes de minerais úteis nos rejeitos de minas. Por vezes, isto acontece em detrimento da pobre capacidade das técnicas mais antigas de mineração de separar eficazmente os minerais úteis de partes como a ganga. Quando novas técnicas foram desenvolvidas, depósitos de rejeitos antigos às vezes são revisitados a fim de que se descubram minerais úteis e minérios de qualidade.

mineraçãoRejeitos também podem ser reexaminados se novos usos para antigos materiais são descobertos. Arsenopirita já foi considerada um mineral de ganga inútil e despejada nos rejeitos, como parte da fração economicamente inviável. Desenvolvimentos posteriores fizeram com que o arsênio se tornasse um inseticida popular, momento em que a arsenopirita contida em rejeitos de minas pode ser considerada uma fração econômica.

Em certas operações de mineração, a ganga pode conter materiais perigosos. Este pode ser o resultado de materiais de mineração perigosos, alguns dos quais invariavelmente acabam nos rejeitos devido ao processamento, que não é perfeitamente eficaz. Os produtos químicos perigosos ou tóxicos, tais como cianeto, podem também ser utilizados no tratamento de minerais como o ouro e a prata. Quando isso acontece, a operação de mineração inclui um depósito de lixo ambientalmente seguro para guardar materiais tóxicos ou perigosos presentes nos rejeitos, de modo que não contaminem a água subterrânea.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password