Licença de demolição na construção civilA licença de demolição é um documento oficial fornecido normalmente pelo departamento de obras das prefeituras regionais, que permitem a alguém demolir uma estrutura e limpar os escombros onde estão localizados. Geralmente, este tipo de documento de demolição é solicitado quando uma empreiteira deseja demolir edifícios e casas por algum motivo, seja para nova construção ou porque a estrutura a ser demolida oferece riscos aos moradores e à população em geral. Essas licenças são emitidas com base em informações sobre o processo de construção de um prédio, por exemplo, destacando todas as reformas e modificações sofridas pela estrutura.

Existem várias razões pelas quais uma autorização de demolição é geralmente necessária. A primeira delas é a segurança. Os governos querem ter certeza de que os edifícios são derrubados por profissionais qualificados, e que as precauções básicas de segurança serão observadas e cumpridas. Muitos governos também estão preocupados com os utilitários que podem associados ao edifício, e a presença de materiais perigosos, tais como o amianto.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

As autoridades também querem ter certeza de que a área em torno da demolição será mantida limpa, sem escombros. Quando empresas ou pessoas pedem o documento de autorização de demolição, normalmente devem especificar a empresa responsável pelo projeto e o procedimento que será utilizado, e precisam comprovar o uso de métodos de segurança adequados, e que não há um plano em prática para lidar com materiais perigosos.

demolição na construção civilPelo fato de o método de demolição normalmente gera um montante considerável de detritos, a empresa responsável pela demolição fica encarregada também de solicitar uma autorização de obstrução, o que lhes permita colocar lixeiras perto do local, bem como bloquear a calçada ou rua temporariamente para manter as pessoas seguras do contato com os destroços, evitando riscos de acidentes ou pequenos incidentes. As taxas para licenças de demolição e obstrução geralmente são pagas de forma separada.

Quando a demolição ou implosão de um edifício está prevista, é comum que a empresa de demolição fique responsável por todos os procedimentos legais. No entanto, o proprietário do imóvel ainda é responsável por confirmar que a autorização de demolição foi obtida antes do trabalho começar, e é aconselhável pedir uma cópia do documento autenticada e assinada pelo órgão que concedeu a licença. Licenças de demolição também são uma questão de registro público, e os proprietários têm o direito de estarem cientes sobre o caso de a demolição ser contestada por pessoas que se opõem à destruição da construção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil