Coqueamento retardadoCoqueamento retardado é um processo industrial utilizado para extrair combustível a partir de carvão e outros recursos naturais. O coque retardado é uma variação do processo de coque tradicional, em que o carvão é convertido em coque. O coque retardado normalmente usa temperaturas mais baixas e um período mais longo de tempo do que coque tradicional e produz tanto um material sólido como um material líquido ou gasoso.

Para entender como esse processo funciona, é útil saber um pouco sobre o processo de coque tradicional. Durante a coquefação, o carvão é aquecido e secado a temperaturas extremamente elevadas, removendo a água, bem como materiais de alcatrão e gasosos. O produto resultante é um material muito rígido e denso, conhecido como "coque." Este produto é amplamente usado como uma fonte de combustível para fornos industriais e queimadores.

Com o método de coqueamento retardado, o carvão é aquecido através de um sistema muito mais complexo, que muitas vezes consiste de fornos múltiplos ou tambores. O carvão é aquecido a temperaturas mais baixas por períodos de tempo mais curtos, até retirar totalmente a água e outros subprodutos muito mais lentamente se comparado ao coque tradicional. O processo de aquecimento é repetido várias vezes para um lote simples de carvão, com a pressão e os níveis de temperatura controlados com precisão em cada etapa.

refinaria de coqueificaçãoO processo de coqueamento retardado permite aos fabricantes desenvolverem duas fontes de combustível separadas. O carvão seco, ou coque, é um combustível sólido, e é usado para muitos fins industriais de abastecimento. Pode haver três formas diferentes de coque, dependendo das temperaturas e pressão aplicada durante a coqueamento retardado.

O coque retardado também produz uma variedade de materiais combustíveis líquidos ou gasosos, incluindo propano líquido, combustível diesel, óleo de aquecimento ou gás propano. À medida que o carvão é seco na máquina de coque, as impurezas da água e outros elementos são filtrados na máquina e sobem, sob a forma de vapor. Estes materiais passam para um dispositivo separado chamado de fracionador, onde são convertidos em produtos combustíveis diferentes.

Tanto o coque metalúrgico quanto o coque produzido em processo de coqueamento retardado são produzidos em instalações industriais em todo o mundo. Eles são encontrados principalmente em refinarias de petróleo, mas também pode ser usados em muitas aplicações de fabricação. Algumas companhias executam o coqueamento retardado como uma forma de produzir combustível para uso interno, enquanto outras usam o processo de coqueificação para criar combustíveis e vender ao mercado consumidor.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O processo de coque retardado inúmeras vantagens sobre os processos de produção de coque tradicionais. Ele permite um nível de controle muito maior sobre a temperatura e outras configurações, o que significa uma produção mais refinada e menos desperdício. Porque a maior parte dos subprodutos da coqueificação retardada está na forma de combustíveis utilizáveis, este processo é altamente eficiente e pode ser considerado uma forma de reciclagem. O coque pro processo de retardo também resulta na produção de produtos combustíveis valiosos, que podem ser vendidos para somas substanciais, dependendo do mercado e da qualidade do produto.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás