Plantas de gás dependem de sistemas de manifoldA produção industrial de gás e a operação de distribuição dependem de um sistema de manifold, ou sistema de coleta de gás estável e resistente, a fim de entregar o produto. O coletor de gás facilita a capacidade da planta de desempenhar a sua função básica de enchimento de recipientes com gases depois de serem produzidos. Este sistema de tubos, válvulas e reguladores é personalizado e configurado para maximizar a eficiência da funcionalidade de uma planta de produção de gás.

Oxigênio, acetileno, argônio, óxido nitroso e hidrogênio estão entre os muitos gases transformados e produzidos em escala industrial. Em cada caso, a configuração do manifold, ou coletor, em relação às de taxas de fluxo, será diferente para o transporte seguro e eficiente destes gases.

A configuração do coletor também irá variar de acordo com as exigências de produção. As duas configurações mais comuns são: coletor de uma única linha e de duas linhas. Configurações que envolvem uma única linha são mais orientadas para montagem na parede e consistem de uma única linha de cilindros alinhados debaixo de um tubo de enchimento. Uma configuração de linha dupla é basicamente a mesma que uma configuração de única linha, porém, com as colunas de cilindros alinhados lado a lado.

Sistema de manifold básico

No centro de um sistema coletor existe um compartimento de controle, que abriga os reguladores de pressão de gás e quaisquer aparelhos eletrônicos ou digitais que podem fazer parte do sistema. Algumas das variedades mais sofisticadas contarão com recursos de monitoramento remoto, caixas de controle com indicadores de alerta e interruptores automáticos. O gabinete de controle é também a área de origem de toda a tubulação do sistema.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A tubagem é constituída por uma série de válvulas, manômetros e reguladores localizados em pontos determinados que se estendem para fora da caixa de controlo principal. Válvulas de retenção e outras válvulas são colocadas em locais estratégicos ao longo da tubagem, a fim de garantir que o sistema coletor funcione corretamente e mantenha as pressões corretas. Estes são também usados para o alívio da pressão, para o isolamento do cilindro e desativação de emergência, quando necessário.

sistema de coleta de gás Os "prós" de um sistema de manifold de gás

Organização é o aspecto mais vantajoso ter um sistema de coletor de dentro de uma produção de gás e ambiente de distribuição. O manifold permite a centralização de equipamentos - principalmente tanques e cilindros - para que tudo esteja em um local em vez de ficarem dispersos em diferentes áreas dentro de edifícios ou armazéns. Isto também contribui para a economia de espaço.

Ao ligar-se a vários cilindros, a possibilidade de ficar sem um certo tipo de gás antes de o sistema mudar para um tanque novo é grandemente diminuída. A automação dentro de um sistema coletor vai permitir uma maior fluidez de operação com menos chance de paralisação ou interrupção do trabalho. Isso será muito benéfico para os produtores de gás no tocante ao aumento da produtividade e na redução dos custos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás