Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

O que é relatório de sustentabilidade

Um relatório de sustentabilidade fornece, segundo as diretrizes do GRI, indicativos sobre economia, desempenho ambiental, social e governança em uma companhia.

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


O que é relatório de sustentabilidadeA Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é promover e valorizar a sustentabilidade da economia. Os padrões atuais de relatórios de sustentabilidade ganharam o nome da entidade e são utilizados em todo o mundo.

Documentos que descrevem as práticas sustentáveis e relatem informações sobre o engajamento de uma empresa ou organização em relação ao meio ambiente são chamados de GRI.

Usado por mais de 3 mil empresas em 60 países do mundo, o GRI também é conhecido por outros nomes: pegada ambiental, relatório socioambiental de governança (ESG), triple bottom line (TBL) e relatórios de responsabilidade social e corporativa. Além de incluir as ações direcionadas à sustentabilidade, o GRI traz, ainda, os relatórios financeiros de uma empresa.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O que é relatório de sustentabilidadeNele, constam informações como os principais impactos da atividade da empresa, definição de indicadores e a comunicação com os públicos de interesse, como comunidade, acionistas e mídia.

Um relatório de sustentabilidade fornece, segundo as diretrizes do GRI, indicativos sobre economia, desempenho ambiental, social e governança em uma companhia. Diretrizes prevalentes da GRI se aplicam a empresas corporativas, órgãos públicos, empresas menores, ONGs , grupos industriais e outros.

O objetivo do GRI é a padronização de relatórios de sustentabilidade empresarial, de tal forma que os gestores de sustentabilidade de todos os tipos de empresas possam comparar seu progresso e impacto com outras organizações.

A razão pela qual os relatórios GRI são tão bem-sucedidos é porque esse padrão oferece às empresas uma saída para medir, controlar e melhorar seu desempenho em questões específicas. Para muitos, a sustentabilidade corporativa é muito mais fácil de gerir quando ela está sendo efetivamente medida. Além disso, as diretrizes da GRI foram criadas por meio de uma multi-stakeholder, que busca a abordagem do consenso para a responsabilidade social corporativa.

Os stakeholders e demais interessados gostam do padrão porque ele demonstra a transparência e a responsabilidade para as organizações que recebem o apoio.

O que é relatório de sustentabilidade

O padrão GRI é utilizado por mais de 3 mil empresas em todo o mundo para divulgar suas ações socioambientais.

A pressão pública tem provado ser um método eficaz para promover um comportamento transparente quando se trata de práticas empresariais sustentáveis. As empresas não querem ser flagradas divulgando falsas atividades verdes ou cometendo crimes ambientais. Relatórios GRI tornam mais fácil para qualquer pessoa pesquisar práticas de uma organização de negócios sustentáveis e comparar os procedimentos da organização em uma base anual.

Há tantos indicadores que os gerentes de sustentabilidade têm um longo e árduo trabalho na elaboração dos relatórios. Nem todos os indicadores da GRI são necessários, de forma que é necessário navegar na lista e determinar quais são importantes para cada empresa.

Existem treinamentos específicos para gerentes certificados em sustentabilidade para apresentar todos os indicadores GRI e ajudar a identificar quais os mais adequados para sua organização.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Desenvolvimento econômico sustentável

O termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustent ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google