O que é relatório de sustentabilidade

O que é relatório de sustentabilidadeA Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é promover e valorizar a sustentabilidade da economia. Os padrões atuais de relatórios de sustentabilidade ganharam o nome da entidade e são utilizados em todo o mundo.

Documentos que descrevem as práticas sustentáveis e relatem informações sobre o engajamento de uma empresa ou organização em relação ao meio ambiente são chamados de GRI.

Usado por mais de 3 mil empresas em 60 países do mundo, o GRI também é conhecido por outros nomes: pegada ambiental, relatório socioambiental de governança (ESG), triple bottom line (TBL) e relatórios de responsabilidade social e corporativa. Além de incluir as ações direcionadas à sustentabilidade, o GRI traz, ainda, os relatórios financeiros de uma empresa.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O que é relatório de sustentabilidadeNele, constam informações como os principais impactos da atividade da empresa, definição de indicadores e a comunicação com os públicos de interesse, como comunidade, acionistas e mídia.

Um relatório de sustentabilidade fornece, segundo as diretrizes do GRI, indicativos sobre economia, desempenho ambiental, social e governança em uma companhia. Diretrizes prevalentes da GRI se aplicam a empresas corporativas, órgãos públicos, empresas menores, ONGs , grupos industriais e outros.

O objetivo do GRI é a padronização de relatórios de sustentabilidade empresarial, de tal forma que os gestores de sustentabilidade de todos os tipos de empresas possam comparar seu progresso e impacto com outras organizações.

A razão pela qual os relatórios GRI são tão bem-sucedidos é porque esse padrão oferece às empresas uma saída para medir, controlar e melhorar seu desempenho em questões específicas. Para muitos, a sustentabilidade corporativa é muito mais fácil de gerir quando ela está sendo efetivamente medida. Além disso, as diretrizes da GRI foram criadas por meio de uma multi-stakeholder, que busca a abordagem do consenso para a responsabilidade social corporativa.

Os stakeholders e demais interessados gostam do padrão porque ele demonstra a transparência e a responsabilidade para as organizações que recebem o apoio.

O que é relatório de sustentabilidade

O padrão GRI é utilizado por mais de 3 mil empresas em todo o mundo para divulgar suas ações socioambientais.

A pressão pública tem provado ser um método eficaz para promover um comportamento transparente quando se trata de práticas empresariais sustentáveis. As empresas não querem ser flagradas divulgando falsas atividades verdes ou cometendo crimes ambientais. Relatórios GRI tornam mais fácil para qualquer pessoa pesquisar práticas de uma organização de negócios sustentáveis e comparar os procedimentos da organização em uma base anual.

Há tantos indicadores que os gerentes de sustentabilidade têm um longo e árduo trabalho na elaboração dos relatórios. Nem todos os indicadores da GRI são necessários, de forma que é necessário navegar na lista e determinar quais são importantes para cada empresa.

Existem treinamentos específicos para gerentes certificados em sustentabilidade para apresentar todos os indicadores GRI e ajudar a identificar quais os mais adequados para sua organização.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password