Uso do plastisol na indústriaPlastisol é um composto feito a partir de várias resinas misturadas com plastificantes, que são concebidos para aumentar a fluidez das resinas. A resina é normalmente feita de partículas de cloreto de polivinilo (PVC), um polímero de plástico que contém uma série de grupos vinilo, ou unidades de carbono-carbono de ligação dupla. Após a mistura das partículas com o plastificante, o composto pode ser aquecido, dissolvido, e moldado. Algumas aplicações de plastisol incluem moldagem, fundição, tintas, têxteis e serigrafia.

Uma vez que o plastificante é capaz de aumentar a elasticidade do polímero de vinilo, os dois podem formar um líquido após o aquecimento. O plastisol é um suprimento completamente dissolvido e misturado a uma temperatura de cerca de 177 ° C, ponto em que ele pode ser colocado dentro de um molde para arrefecer. Uma vez que a temperatura fica abaixo de 60 ° C, o plástico é definido e forma um objeto, sólido flexível. Além de resinas de PVC, outros plásticos podem ser adicionados, mas o plastisol permanecerá um composto sólido completamente após a cura.

Esta prática de moldagem faz do plastisol um bom candidato para os métodos de moldagem e fundição, processos utilizados para criar produtos detalhados moldados. O composto plástico líquido é inserido dentro de um molde de metal, que é então centrifugada a altas velocidades. A força centrípeta é utilizada para pressionar o líquido para os espaços menores do molde e garantir que o mesmo entre em contato com todo o molde. O molde é então aquecido para curar o material, pois os moldes de metal não são negativamente afetados pelo calor, da mesma maneira que os moldes de resina são mais flexíveis.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

plastisol em estampagemO plastisol também é comumente utilizado para tintas de impressão de tela e têxteis, porque não é solúvel em água e não necessita de um processo de lavagem após a impressão. O composto também é considerado relativamente seguro e tem um índice baixo de perigo para a saúde, indicando que é apenas ligeiramente perigoso. Inflamabilidade e reatividade são fatores que apresentam níveis baixos, tal como são solventes potencialmente prejudiciais na mistura de plásticos e da presença de compostos orgânicos voláteis (VOCs).

Os principais requisitos de tecidos estampados são de que eles podem suportar o calor necessário para curar as tintas plastisol e que eles podem proporcionar uma superfície porosa o suficiente para o composto se ligar. Ao contrário de corantes, tintas têxteis de plástico não são absorvidas pelas fibras em tecidos. Em vez disso, elas se ligam às fibras e formam um revestimento em torno deles, e é por isso uma superfície porosa é necessária para uma fixação resistente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais