Como funciona um recuperador de energiaUm recuperador é um dispositivo usado para recuperar a energia térmica de um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) ou processo industrial. Esse dispositivo ajuda a melhorar a eficiência energética, ajudando a reduzir os custos associados com aquecimento ou fabricação. Dependendo da aplicação, um recuperador também pode ser conhecido como um permutador de calor ou unidade de recuperação de calor.

Estas unidades são encontradas dentro de sistemas de climatização de um edifício. Um tipo de recuperador é instalado dentro da tubulação pouco antes das saídas de ar ou grades. Um par de placas paralelas dentro da unidade de ar separa o ar quente do ar fresco, e dirige o ar para dois locais separados. O ar frio é simplesmente expelido do edifício por meio de sistemas de escape tradicionais, enquanto o ar quente é direcionado para as condutas de alimentação com a finalidade de reutilização no sistema de aquecimento.

Diferentes tipos de projetos de recuperador afetam as capacidades de recuperação de calor destes sistemas. Unidades verticais são as menos eficientes, e consistem em placas verticais dentro de um grande invólucro exterior. Unidades horizontais, que são mais compactas e utilizam placas horizontais, tendem a ser mais eficiente. As unidades mais eficientes apresentam uma estrutura celular interna, que recupera até 99 por cento da energia de calor.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um recuperador de HVAC não pode ser utilizado durante todo o ano em áreas com verões muito quentes e invernos muito frios. Em vez disso, os utilizadores dependem de uma série de amortecedores para ignorar o recuperador quando não é necessário. Por exemplo, durante o verão, o amortecedor será fechado para evitar que o ar alcance o recuperador. Em vez disso, todo o ar de escape é simplesmente expulso para o exterior.

recuperador de energiaUma tecnologia semelhante é usada para recuperar a energia térmica em instalações de produção ou industrial. Muitas destas instalações dependem de um motor de turbina a gás, que utiliza uma mistura de ar quente e combustível para produzir um processo de combustão. Geralmente, o ar tem de ser aquecido antes da combustão, utilizando uma fonte de calor adicional. Em edifícios com um recuperador de calor, a exaustão do ar quente produzido pela combustão é simplesmente recirculada de volta para dentro do motor a fim de misturar com o combustível, gerando energia após a combustão. Isto elimina a necessidade de uma fonte de calor alternativa e também ajuda a reduzir os custos de combustível associados ao aquecimento.

Recuperadores oferecem muitas vantagens aos proprietários, empresários e à sociedade como um todo. Ao melhorar a eficiência energética, estes equipamentos ajudam a reduzir os custos de combustível e até mesmo melhorar o conforto em uma casa ou edifício comercial. Esta melhoria na eficiência energética também amortiza a dependência de combustíveis fósseis como carvão e petróleo. Ao limitar a dependência desses combustíveis, os dispositivos de recuperação de calor auxiliam a restringir as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, bem como preservam os recursos limitados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos