Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Eficiência global do equipamento (OEE)

Calcular a OEE, ou eficiência global do equipamento, pode ajudar na melhoria dos processos de manutenção e produção da empresa.

Mais notícias relacionadas a manutenção:

Conceito de manutenção pós-quebra
Política de manutenção de quebra às vezes é instituída quando uma instalação industrial ou empresa ...


Saiba mais sobre maquinabilidade
Várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, seja alterando o material ou ...


Entendendo o funcionamento do MASP
Segundo Werkema (1995), o chamado ciclo PDCA de melhorias consiste em uma sequência de procedimentos ...


Eficiência global do equipamento (OEE)O conceito de overall equipment efectiveness, ou OEE, significa eficiência global do equipamento. Trata-se de uma série de métricas criadas nos anos 1960 por Seiichi Nakajima para avaliar e indicar a forma como a operação de fabricação é realizada.

O desempenho global de uma única peça de equipamento, ou até mesmo de toda uma fábrica, será sempre regido pelo impacto cumulativo de três fatores da medida de eficiência do equipamento: disponibilidade, desempenho e taxa de qualidade.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Os resultados são apresentados de uma forma que permite a comparação entre as unidades de fabricação em indústrias diferentes. No entanto, a OEE não é uma medida absoluta e é mais usada para identificar possibilidades de melhoria de desempenho do processo – além de maneiras de obter essa melhoria.

Se, por exemplo, o tempo de ciclo é reduzido, a OEE pode também ser reduzida, ainda que mais produto seja produzido com menos recursos. Outro exemplo é se uma empresa serve um mercado de alto volume e baixa variedade e uma outra empresa serve um mercado de alta variedade e volume baixo. Mais trocas (set-ups) vão diminuir o OEE na comparação entre as duas, mas se o produto é vendido com uma recompensa, pode haver mais margem de lucro com menor OEE.

Eficiência global do equipamento (OEE)

A fórmula para calcular OEE é usada em fábricas em todo o mundo para melhorar a produção.


A efetividade geral de máquinas e equipamentos também é comumente usada como um indicador-chave de desempenho (KPI), em conjunto com esforços de manufatura enxuta (lean manufacturing) para proporcionar um indicador de sucesso.

O sistema de OEE contém seis indicadores, sendo duas medidas de nível superior e quatro medidas subjacentes.

Até hoje, muitos departamentos de gestão de manutenção ainda não utilizam efetivamente a ferramenta EGE, mesmo que seja amplamente utilizado entre empresas de classe mundial.

OEE é uma percentagem derivada pela multiplicação das três razões para os fatores acima mencionados. O percentual OEE é usado para análise e benchmarking.

Para alguns especialistas, a OEE tem uma melhor cobertura do que as outras ferramentas de análise como Root Cause Analysis (RCA, ou análise da causa principal) ou Fault Tree Analysis (FTA) . Isto pode ser devido ao fato de que a eficácia geral do equipamento é também uma ferramenta de avaliação comparativa, bem como uma ferramenta de análise.

O desempenho dos equipamentos determina diretamente a produtividade dos processos produtivos, influencia a eficiência da mão de obra e contribui para o nível de qualidade dos produtos e para a satisfação dos clientes.

O que é OEE?

OEE = Disponibilidade X desempenho da taxa de X Taxa de Qualidade

Eficiência global do equipamento (OEE)

A eficiência global de um equipamento é medida por variáveis como a disponibilidade, taxa de desempenho e qualidade


Disponibilidade - Percentual de produção programada (para medir a confiabilidade ) ou as horas de calendário 24 horas/7 dias por semana/365 dias por ano (para medir a utilização dos equipamentos ), que o equipamento está disponível para produção.

Mede a percentagem de tempo que o equipamento pode ser utilizado (geralmente horas totais de 24-7-365), dividido pelo tempo de funcionamento do equipamento (produção real).

Taxa de Desempenho - Porcentagem de peças produzidas por período de tempo, da taxa máxima de velocidade de produção nominal em equipamentos originais. Se a especificação OEM não estiver disponível, use a taxa de produção mais conhecida.

A eficiência de desempenho é a porcentagem de tempo disponível que o equipamento está produzindo produto em sua velocidade teórica para produtos individuais. Mede perdas de velocidade. (Por exemplo, ineficientes de lotes compotas, máquina)

Taxa de Qualidade - percentual de boas peças vendáveis a partir de peças produzidas por total de tempo. Determinar o percentual da produção total que é bom, ou seja, todos os produtos, incluindo produção, engenharia de retrabalho e sucata.

Exemplo: 50 % de Disponibilidade (0,5) X 70% taxa de desempenho (0,7) X 20% Taxa de qualidade (resultados em 80% (0,8) aceitáveis) = OEE 30%.

Por que usar o OEE?

Eficiência global do equipamento (OEE)

Indústrias podem encontrar vantagens no uso de OEE em suas linhas de produção

A  fórmula do OEE pode ser usada para evitar que as empresas façam compras inadequadas e ajuda-las a se concentrar em melhorar o desempenho de máquinas e instalações e equipamentos que já possuem.

A ferramenta de eficácia é usada para encontrar as maiores áreas de melhoria, para que a empresa comece com a área que irá proporcionar o maior retorno sobre o ativo. A fórmula vai mostrar como as melhorias em trocas, qualidade, melhorias de confiabilidade da máquina, paradas e outras alterações irá afetar a linha de produção.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a manutenção:

Alinhamento de eixos

Um eixo é uma peça cilíndrica de aço, que transfere força de rotação de um motor a outros componentes no interior de uma peça de ...
O que é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Antes de saber e quando utilizar é preciso entender o foco do MASP. Problemas! Este é o foco. Tudo que apresenta resultado diferente do desejável pode ser considerado problema, seja quando ...
Processo de reparo completo para servomotores industriais

Servo motores são máquinas complexas com requisitos especiais de revisão. Ao tentar detectar o problema de uma peça com defeito, cada servo motor precisa passar por ...
Mecânica de automóveis

Dá pânico imaginar uma vida sem carro, já que o carro tem sido uma parte integrante da nossa vida. Direto da necessidade básica para qualquer tipo de luxo ...
Manutenção do redutor de engrenagem com análise de vibração

Quando você está lidando com objetos complexos mecanizados, como um redutor Falk, a vibração é indesejável pois sua presença acusa ineficiência. Para ser mais específico, as ...
Manutenção da correia serpentina e polias tensoras

Se você possui um veículo construído nos últimos 10 anos, ele provavelmente está equipado com cintos de serpentina. Os veículos mais antigos são equipados com cintos ...
Guia de manutenção de ativos

Ativos não são fins, mas meios para alguns fins úteis. Ativos administrados com prudência podem resultar em ganhos incríveis. Os ativos podem ser tangíveis, bem ...

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google