Eficiência global do equipamento (OEE)

Eficiência global do equipamento (OEE)O conceito de overall equipment efectiveness, ou OEE, significa eficiência global do equipamento. Trata-se de uma série de métricas criadas nos anos 1960 por Seiichi Nakajima para avaliar e indicar a forma como a operação de fabricação é realizada.

O desempenho global de uma única peça de equipamento, ou até mesmo de toda uma fábrica, será sempre regido pelo impacto cumulativo de três fatores da medida de eficiência do equipamento: disponibilidade, desempenho e taxa de qualidade.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Os resultados são apresentados de uma forma que permite a comparação entre as unidades de fabricação em indústrias diferentes. No entanto, a OEE não é uma medida absoluta e é mais usada para identificar possibilidades de melhoria de desempenho do processo – além de maneiras de obter essa melhoria.

Se, por exemplo, o tempo de ciclo é reduzido, a OEE pode também ser reduzida, ainda que mais produto seja produzido com menos recursos. Outro exemplo é se uma empresa serve um mercado de alto volume e baixa variedade e uma outra empresa serve um mercado de alta variedade e volume baixo. Mais trocas (set-ups) vão diminuir o OEE na comparação entre as duas, mas se o produto é vendido com uma recompensa, pode haver mais margem de lucro com menor OEE.

Eficiência global do equipamento (OEE)

A fórmula para calcular OEE é usada em fábricas em todo o mundo para melhorar a produção.

A efetividade geral de máquinas e equipamentos também é comumente usada como um indicador-chave de desempenho (KPI), em conjunto com esforços de manufatura enxuta (lean manufacturing) para proporcionar um indicador de sucesso.

O sistema de OEE contém seis indicadores, sendo duas medidas de nível superior e quatro medidas subjacentes.

Até hoje, muitos departamentos de gestão de manutenção ainda não utilizam efetivamente a ferramenta EGE, mesmo que seja amplamente utilizado entre empresas de classe mundial.

OEE é uma percentagem derivada pela multiplicação das três razões para os fatores acima mencionados. O percentual OEE é usado para análise e benchmarking.

Para alguns especialistas, a OEE tem uma melhor cobertura do que as outras ferramentas de análise como Root Cause Analysis (RCA, ou análise da causa principal) ou Fault Tree Analysis (FTA) . Isto pode ser devido ao fato de que a eficácia geral do equipamento é também uma ferramenta de avaliação comparativa, bem como uma ferramenta de análise.

O desempenho dos equipamentos determina diretamente a produtividade dos processos produtivos, influencia a eficiência da mão de obra e contribui para o nível de qualidade dos produtos e para a satisfação dos clientes.

O que é OEE?

OEE = Disponibilidade X desempenho da taxa de X Taxa de Qualidade

Eficiência global do equipamento (OEE)

A eficiência global de um equipamento é medida por variáveis como a disponibilidade, taxa de desempenho e qualidade

Disponibilidade – Percentual de produção programada (para medir a confiabilidade ) ou as horas de calendário 24 horas/7 dias por semana/365 dias por ano (para medir a utilização dos equipamentos ), que o equipamento está disponível para produção.

Mede a percentagem de tempo que o equipamento pode ser utilizado (geralmente horas totais de 24-7-365), dividido pelo tempo de funcionamento do equipamento (produção real).

Taxa de Desempenho – Porcentagem de peças produzidas por período de tempo, da taxa máxima de velocidade de produção nominal em equipamentos originais. Se a especificação OEM não estiver disponível, use a taxa de produção mais conhecida.

A eficiência de desempenho é a porcentagem de tempo disponível que o equipamento está produzindo produto em sua velocidade teórica para produtos individuais. Mede perdas de velocidade. (Por exemplo, ineficientes de lotes compotas, máquina)

Taxa de Qualidade – percentual de boas peças vendáveis a partir de peças produzidas por total de tempo. Determinar o percentual da produção total que é bom, ou seja, todos os produtos, incluindo produção, engenharia de retrabalho e sucata.

Exemplo: 50 % de Disponibilidade (0,5) X 70% taxa de desempenho (0,7) X 20% Taxa de qualidade (resultados em 80% (0,8) aceitáveis) = OEE 30%.

Por que usar o OEE?

Eficiência global do equipamento (OEE)

Indústrias podem encontrar vantagens no uso de OEE em suas linhas de produção

A fórmula do OEE pode ser usada para evitar que as empresas façam compras inadequadas e ajuda-las a se concentrar em melhorar o desempenho de máquinas e instalações e equipamentos que já possuem.

A ferramenta de eficácia é usada para encontrar as maiores áreas de melhoria, para que a empresa comece com a área que irá proporcionar o maior retorno sobre o ativo. A fórmula vai mostrar como as melhorias em trocas, qualidade, melhorias de confiabilidade da máquina, paradas e outras alterações irá afetar a linha de produção.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password