Características do capitalismoO capitalismo é um sistema sócio-econômico em que a propriedade privada significa lucro para o proprietário. O proprietário controla os meios de produção, de modo que o lucro pertence ao empresário privado. No capitalismo, o livre mercado determina a produção, a distribuição e o preço de bens e serviços.

Um mercado livre é a oferta não regulamentada e demanda com pouca interferência do governo em matéria de comércio. Acordos de preços são feitos por compradores e vendedores e o mercado dita as regras de oferta e demanda. As políticas de concorrência podem existir em um sistema de livre mercado capitalista.

Políticas de concorrência capitalistas baseiam-se geralmente na eficiência de viabilidade econômica, enquanto as políticas de concorrência socialistas estão sempre preocupadas com a unidade em um mercado único competitivo. O oposto de um mercado livre é um mercado controlado. O governo controla a oferta e o preço das mercadorias e serviços.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O capitalismo começou no século XVII, na Europa e está associada com o Iluminismo europeu. O Iluminismo europeu é centrado na ideia de liberdade individual para perseguir os próprios interesses econômicos, a fim de obter um lucro. O capitalismo realiza o lucro através dos meios de produção junto com o trabalho para produzir os bens.

O trabalho em um sistema capitalista é chamado de trabalho assalariado, pois os salários devem ser pagos aos trabalhadores. Os meios de produção significam tudo o que é necessário para produzir mercadorias, incluindo terra e os direitos de propriedade a ela.

capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico de grande parte dos países atualmente.

O capitalismo é considerado um sistema sócio-econômico, pois não é apenas uma maneira de ganhar dinheiro, mas é também uma forma de pensar sobre a organização social. O capitalismo é baseado na ideia do individualismo e que os indivíduos têm o direito de liberdade econômica. O comunismo é considerado o oposto do capitalismo porque ele é baseado no coletivismo e no compartilhamento de riquezas.

É importante notar a existência de capitalismo laissez-faire e sua substituição posterior pelo sistema keynesiano. Laissez-faire significa "deixar ir" em francês e capitalismo laissez-faire ocorre quando o governo permite que todo o seu controle sobre o comércio e as preocupações econômicas sejam assumidos pelo mercado em todos os aspectos. A teoria fundamental por trás de capitalismo laissez-faire é que o desemprego é voluntário devido à escolha individual para perseguir o ganho econômico.

A Grande Depressão, um período de declínio severo da economia em 1930, levou a altas taxas de desemprego que não eram de todo voluntário e isso levou à morte do capitalismo laissez-faire. O resgate do capitalismo é creditado o economista inglês John Maynard Keynes. Keynes disse que "a importância do dinheiro flui, sendo um elo entre o presente e o futuro." Sua abordagem inovadora da macroeconomia, que analisa os ciclos de negócios e mercados de trabalho, ajudou a prevenir a depressão econômica. A metodologia econômica keynesiana continua a promover o crescimento do capitalismo de hoje.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia