O que é Micromecânica

O que é MicromecânicaMicromecânica, também referida como sistemas Micro-Elétrico-Mecânico (MEMS), é o estudo das estruturas de engenharia e sistemas em um nível menor, geralmente medidos em milímetros para microns, uma unidade de medição que representa 1 milionésimo de um metro. Micromecânica de materiais é a análise de materiais compósitos em nível de seus constituintes individuais para prever como estes materiais irão reagir sob várias condições.

A área médica, a indústria geral e as indústrias automotivas costumam usar aplicações de micro mecânica. Praticamente todos os campos que usam produtos de engenharia e sistemas se beneficiam da micromecânica. Por exemplo, o estudo da micromecânica pode ajudar os engenheiros a determinar quais os materiais são mais seguros para uso em automóveis e são mais resistentes a danos causados por forças durante um acidente.

A base da micromecânica é que, conforme os objetos se tornam menores, a força relacionada ao volume cresce de modo menos significativo. Peso e inércia tornam-se menos duas preocupações no mundo microscópico, abrindo oportunidades na engenharia para novos e pequenos objetos e sistemas que são complexos no mundo macroscópico. Da mesma forma, as forças ligadas à área de superfície, como a fricção e tensão de superfície, tornam-se altamente significativas quando os objetos são menores.

Peça micromecânica

Peça produzida com base no conceito de micromecânica

As peças micromecânicas consomem menos energia, são geralmente menos caras e pesam menos do que suas contrapartes de grande porte. Estes tipos de máquinas podem ser fabricados usando um elevado grau de precisão com base em técnicas especiais. Por exemplo, os engenheiros podem usar a usinagem de eletrodescarga (EDM) para fazer peças como turbinas de materiais e condutores de eletricidade.

Outra área de interesse crescente em micromecânica é o uso de silício para criar máquinas extremamente pequenas, usando um processo do tipo fotográfico. Estas máquinas são criadas já montadas e em pleno funcionamento. A microusinagem de superfície com silício usa um disco de silício como uma superfície de teste padrão. Uma vez que o padrão é gravado camada por camada no disco, o silício em excesso é removido, deixando um micro-componente funcional.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
A micromecânica de materiais ou compósitos com estados não homogêneos, ou materiais constituídos de dois ou mais materiais diferenciados, deve ser tratada de forma diferente em relação aos materiais homogêneos. A homogeneização é utilizada para fazer previsões sobre como dois materiais vão reagir a várias condições na forma de composto com base em suas qualidades individuais. Isto ajuda aos engenheiros especializados nessa área a prever como pequenas mudanças na composição dos materiais podem alterar as propriedades de durabilidade e outros tipos de propriedades.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password