Função da lâmpada germicidaUma lâmpada germicida é uma lâmpada que é concebida para tratamento contra organismos, tais como bactérias, vírus, fungos, de modo que não possam se reproduzir. A exposição a uma lâmpada germicida comumente torna estes organismos estéreis ou podem matar, criando um ambiente mais limpo. Estes tipos de lâmpadas são usados em diferentes configurações, a partir de instalações de pesquisa para salas de operação. Estes suprimentos estão disponíveis através de fornecedores de equipamentos médicos.

Os modelos de lâmpadas germicidas vêm em versões de pressão baixa e média. Em ambos os casos, eles produzem luz UV na área de espectro. Essa luz decompõe o DNA em organismos que entram em contato com a peça, prejudicando os organismos e esterilizando-os. Algumas lâmpadas germicidas também produzem ozônio, que pode ser utilizado na purificação de água ou em sistemas onde a esterilização é necessária, especialmente em áreas onde a luz não pode penetrar.

Lâmpadas germicidas podem ser utilizadas em sistemas de aquecimento e arrefecimento para manter o sistema isento de organismos que possam tornar as pessoas doentes, e estes suprimentos também servem como parte de um protocolo de controle de infecção, e em instalações onde os organismos potencialmente prejudiciais estão presentes. Estas lâmpadas também são utilizadas como parte de um procedimento de esterilização. Os geólogos usam para estudar fluorescência em amostras, como fazem alguns micrologistas.

lâmpada germicida

Modelo de lâmpada germicida sendo utilizada em laboratório

Há alguns cuidados a levar em consideração quando se utiliza uma lâmpada germicida. A exposição à luz UV pode provocar danos na pele e nos olhos, o que torna importante proteger-se de tais luzes, minimizando a exposição de pessoas na área onde a lâmpada é aproveitada.

A eficácia de uma lâmpada germicida também se degrada ao longo do tempo. É importante manter a lâmpada limpa, seguindo as instruções do fabricante, e substituir a peça cerca de uma vez por ano, quer tenha ou não queimado. Algumas empresas vender monitores que podem ser utilizados para determinar se uma lâmpada germicida ainda está ou não funcionando corretamente. O monitor pode ser ligado a um alarme que alerta alguém quando a lâmpada precisa ser reparada ou inspecionada.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A aplicação de uma lâmpada germicida não é a única maneira de controlar a propagação da infecção. Estas lâmpadas são mais eficazes quando combinadas com outras técnicas, tais como o uso de filtros em sistemas de ar e de água, que limpam as superfícies com desinfectantes, e assim por diante. A combinação de métodos de controle fornece várias linhas de defesa, tornando mais difícil para os microrganismos se proliferarem.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais