Como usar uma plaina elétricaPlainas elétricas são ferramentas utilizadas para a remoção de grandes quantidades de aparas de madeira que normalmente existem em peças produzidas ao final de um projeto, mas é preciso ter cuidado para não remover mais madeira do que o pretendido.

Plainas elétricas são instrumentos um pouco mais difíceis de manusear em detrimento da vibração e da potência, por isso é fácil perder o controle ao utilizar esta máquina. É necessário saber como usar uma plaina elétrica para evitar riscos de acidentes com lesões graves.

Modelo de plaina elétrica.

Modelo de plaina elétrica.

Instruções de como utilizar uma plaina de modelo elétrico

1. Certifique-se de que a madeira a ser aplainada está firmemente fixada em uma bancada especial. Segure a plaina elétrica com ambas as mãos e mantenha a ferramenta firme, fazendo movimento de vai-e-vem, avançando de modo que a ferramenta não o corte em um só lugar por muito tempo, porque senão pode desgastar a madeira mais do que o necessário.

2. Empurre firmemente a plaina, a fim de retirar a maior parte dos resíduos. Existe uma medida correta no controle de intensidade de corte, e se o operador colocar força e pressão demais, o corte pode ser mais profundo do que o desejado. Mesmo com o controle de profundidade você pode remover muita madeira e estragar o seu projeto.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

3. Segure o botão rotativo localizado na parte frontal superior da plaina elétrica com uma mão, mas a outra mão deve estar segurando a parte fixa do equipamento. Certifique-se de usar as duas mãos ao operar uma plaina elétrica para assegurar uma utilização correta.

4. Segure o modelo de plaina elétrica com força contra a borda da peça de madeira utilizando a guia lateral e a placa lateral exclusiva localizada em todos os modelos de plaina. A placa lateral é também utilizada como um guia.

5. Verifique se o cabo de alimentação está fora do caminho de sua plaina em movimento e mantenha suas mãos longe das lâminas. Não coloque a plaina elétrica para baixo antes de as lâminas pararem de girar completamente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos