O que é extração supercríticaA extração supercrítica é um método de separação de soluções que envolve a utilização de fluidos supercríticos. Estes fluidos são levados a um estado de calor e de pressão tão alto que agem tanto como um gás e um líquido e não mais sofrem alterações de fase. O dióxido de carbono é um material popular para este processo, embora outros compostos possam ser usados também. Há algumas vantagens na extração supercrítica, o que este processo muito útil para uma vasta gama de aplicações, embora também possa ser caro em termos de aplicação, sendo uma limitação importante.

Neste procedimento, os técnicos trazem o dióxido de carbono ou outros materiais para um ponto supercrítico e permitem que os materiais fluam para dentro de uma câmara de extração. Esta câmara atua como um solvente para separar os constituintes de uma mistura. Por exemplo, uma empresa poderia usar o método de extração supercrítica para extrair a cafeína dos grãos de café com mínimas alterações para o próprio produto, em se tratando de questões como sabor e integridade.

extração supercrítica

Planta de extração de fluido supercrítico

Uma vantagem dessa técnica é que ela é ecologicamente correta. Os solventes não são perigosos, e, no caso do dióxido de carbono e muitos outros compostos, a mudança de temperatura permite que o solvente possa se dissipar para que ele não contamine o produto acabado. Isto permite às empresas reutilizar o material repetidamente, o que reduz a demanda por solventes e impede a sua liberação no meio ambiente.

Este método é também muito mais rápido do que outras técnicas utilizadas para a extração. A extração supercrítica pode levar menos de uma hora, em contraste com outros métodos que levam horas, por vezes, dias. Isso pode compensar o aumento dessa despesa associada com a criação de um sistema capaz de realizar a extração supercrítica. O equipamento tem de ser capaz de atingir e manter o calor e a pressão elevados durante todo o processo para a estabilidade e consistência, e isto pode ser caro de implementar.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

É possível ajustar os produtos finais variando a pressão. Isto permite às empresas controlar o que extrair usando esse método; no processamento de óleo essencial, por exemplo, os técnicos podem extrair alguns lipídios e outros não. A produção industrial é um pedido de extração supercrítica. Também pode ser utilizado para preparar e testar amostras em ambientes de laboratório como instalações forenses e de investigação. O equipamento para estas aplicações pode ser menor, pois os técnicos não precisam processar grandes volumes de material.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente