O que é espuma reticuladaEspuma reticulada é utilizada em uma variedade de aplicações, sendo um tipo de espuma leve com células abertas, e cada célula tem uma forma de decaedro (12 lados). Este tipo de suprimento pode cobrir as grades de alto-falantes, ser usado como filtro de condicionadores de ar, filtros de ar, ou aspiradores de pó, ou tornar-se parte vital de equipamentos médicos ou militares, somente para citar apenas algumas das maneiras que as espumas reticuladas podem ser empregadas.

Talvez a parte mais interessante sobre espuma reticulada é a forma em que é produzida. Este é um processo extremamente estruturado e controlado. Empresas que criam espuma reticulada começam por selecionar espuma com poros (aberturas) que são praticamente iguais em tamanho. Estas peças são colocadas num recipiente pressurizado, no qual os gases são introduzidos para criar uma explosão.

Espuma reticulada

Espuma apresenta "poros", o que a torna mais leve

Quando a explosão está em processo, cria-se um ambiente em que a maioria do material em cada poro ou célula é "soprada para fora." Quase 100% da espuma em cada "poro" foi separada a partir dele. Isto significa que cada pedaço de espuma tem agora a forma de um decaedro clássico e é muito mais leve em peso. Isto pode ser feito em espumas de várias espessuras, e todo o procedimento deve ser organizado cuidadosamente, de modo que a explosão esteja contida e operada de forma precisa, a fim de trabalhar sobre a espuma, mas não destruí-la.

Embora muitas vezes o modelo de espuma reticulada seja utilizado em vários materiais como dispositivos médicos, máquinas ou veículos, há momentos em que as pessoas podem ter este tipo de espuma para outros usos. Por exemplo, pode ser usado para ajudar a fazer uma variedade de peças de artesanato. No entanto, pode por vezes ser difícil encontrar tamanhos pequenos da espuma.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Não há dúvida de que a espuma reticulada tem grande utilidade em outros setores. Por exemplo, as indústrias de movelaria utilizam este produto para produção de sofás. Outras indústrias utilizam a espuma reticulada na fabricação de travesseiros e estofados, devido à sua concepção de células abertas, que tendem a não reter água. Isto significa que a mobília ao ar livre exposta às chuvas ocasionais irá secar rapidamente, e é provável que dure mais tempo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais