Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Como soldar titânio

As técnicas para soldagem de titânio devem ser diferentes das empregadas com outros metais ou ligas metálicas, por conta da reação do elemento a gases e fluxos.

Mais notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor eixo de aço
O aço é muitas vezes a melhor escolha para um eixo, pois é resistente a ...


Extrusão de alumínio
Peças são produzidas por aquecimento de alumínio ou suas ligas através de um molde no ...


O que é usinagem fotoquímica
Método cria imagens ou recortes gravados em uma folha de metal por meio da exposição ...


Como soldar titânioTitânio e a maioria das ligas de titânio são soldáveis por meio de diversos processos diferentes. Soldas feitas corretamente são maleáveis e, na maioria dos ambientes, são tão resistentes à corrosão como o metal base. Soldaduras impróprias, por outro lado, podem ser frágeis e menos resistentes à corrosão, em comparação com metal de base.

O método mais comum de soldar titânio é o processo gás tungstênio-arco (GTAW) e, secundariamente, o processo de gás de metal-arco (GMAW). Outros incluem feixe de electrons e, mais recentemente, a soldagem a laser, bem como processos de estado sólido,como soldagem por fricção e ligação por difusão. Titânio e suas ligas podem, ainda, ser unidas por soldagem por resistência e por brasagem.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

As técnicas para soldagem de titânio são semelhantes às que são necessárias para outros materiais de alto desempenho, como os aços inoxidáveis ou ligas à base de níquel. Titânio, contudo, exige uma maior atenção para a limpeza e para a utilização de gás inerte auxiliar de blindagem. Metal de solda fundido com titânio deve ser totalmente protegido da contaminação por via aérea. Além disso, zonas afetadas pelo calor e lado da raiz das soldaduras de titânio deve ser blindado até temperaturas abaixo de 427 ° C.

A reação do titânio com gases e fluxos torna inadequados os processos de soldagem comuns, como solda a gás, arco de metal blindado, arco fluxado e soldagem com arco submerso.

Como soldar titânio

Os procedimentos para soldagem do metal titânio são diferenciados e precisam de atenção com a limpeza

Da mesma forma, a soldagem de titânio a metais mais dissimilares não é viável, porque o titânio forma compostos quebradiços com a maioria dos outros metais. No entanto, o titânio pode ser soldado ao zircônio, tântalo e nióbio.

As técnicas assemelham-se às empregadas com ligas de níquel e aço inoxidável. Titânio fundido reage prontamente com o oxigênio, nitrogênio e hidrogênio e exposição a estes elementos no ar ou em contaminantes da superfície durante a soldagem pode afetar as propriedades de solda do titânio.

Como consequência, os processos de soldagem determinados como o arco de metal blindado, fluxo tubulares arco e arco submerso são inadequados para titânio de soldadura. Além disso, o titânio não pode ser soldado à maioria dos outros metais por causa da formação de fragilização dos compostos metálicos que conduzem a rachaduras na solda (cracking).

Enquanto câmaras de solda ou luvas de caixa ainda estejam em uso hoje, a maioria da soldagem é feita usando gás inerte de proteção. Fontes de alimentação convencionais de soldagem são utilizados tanto para o arco de tungstênio a gás quanto para o gás de soldagem a arco de metal.

Como soldar titânio

A solda de titânio exige um gás próprio de proteção para garantir a qualidade e a segurança do procedimento.

Soldagem por arco de tungstênio é feito usando polaridade hetero DC (DCSP), enquanto que a polaridade inversa (DCRP) é usada com o arco metálico. Soldagem de campo é comum. Onde quer que a soldadura seja feita, um ambiente limpo é necessário para soldar titânio. Uma área separada, especificamente reservada para essa finalidade, auxilia na produção de soldas de qualidade.

Um requisito essencial é um gás próprio de proteção. Cuidados devem ser tomados para garantir que a proteção da atmosfera inerte seja mantida até a temperatura do metal de solda esfriar abaixo de 426° C.

Antes de soldar, é essencial que as superfícies conjuntas estejam livres de qualquer contaminação e que permaneçam limpas durante a operação de soldagem.

É importante a manutenção da abertura conjunta durante a soldagem, assim como a fixação para impedir o movimento articular no processo. Todos os pontos rachados da solda ou contaminados devem ser removidos antes da soldagem final.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor adesivo para metal

Para decidir pelo melhor adesivo para metal, é necessário considerar uma série de fatores que envolvem o trabalho que se pretende realizar. Se a aplicação exige um adesivo ...
Processo de pressão isostática a quente

Pressão isostática a quente é um processo em que a densidade global de um componente é aumentada, removendo o excesso de líquidos e vazios. Isto normalmente ocorre em duas ...
Composição de plásticos

Composição de plástico é um processo de adição de materiais em uma base de plástico fundido para produzir um material com qualidades desejadas. Aditivos e modificadores podem ...
O que é curvatura plástica

A curvatura plástica normalmente envolve a alteração da forma de folha de plástico ou de ângulos que integram no tubo de plástico rígido para aplica ...
Tolerância de curvatura

Tolerâncias de curvatura é uma medida da quantidade de material extra necessária para acomodar uma curva na folha de metal. Esta é uma função do ângulo de dobra, o ...
Microusinagem de massa

Microusinagem de massa é um método de fabricação de componentes mecânicos ou elétricos extremamente pequenos. Este processo tipicamente usa wafers de silício, mas, ocasionalmente, utiliza pl ...
Microfabricação ou microusinagem

Microfabricação e microusinagem são termos que descrevem as tecnologias e processos utilizados na tomada de estruturas microscópicas ou dispositivos. Estas estruturas podem variar em tamanho, a partir ...

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google