Formas de eliminação de materiais perigososformas diferentes de eliminação de materiais perigosos. A maneira como os resíduos serão eliminados depende, em grande, do tipo de resíduo a ser descartado. Enquanto alguns materiais são considerados tóxicos, outros podem ser reciclados e transformados em outro tipo de produto. Antes de qualquer material perigoso poder ser descartado, tipos básicos de resíduos devem ser claramente definidos.

Resíduos domésticos perigosos incluem tintas, materiais automotivos, eletrônicos, pesticidas, refrigerantes, itens que contêm mercúrio, aerossóis, produtos de limpeza, pilhas e resíduos radioativos. Todos estes produtos são considerados materiais perigosos, e cada um desses itens devem ser descartados de forma apropriada. No entanto, muitos países ao redor do mundo não possuem um orçamento grande o suficiente para criar uma área de disposição em separado dos resíduos domésticos. Assim, uma boa quantidade dos objetos listados anteriormente pode ser colocada dentro de uma lata de lixo comum, juntamente com os resíduos orgânicos, como os alimentos. Antes de descartar qualquer lixo doméstico, o melhor é verificar com as autoridades locais quanto ao método de eliminação apropriado, preservando o meio ambiente.

aterro sanitário

Materiais para descarte em aterro sanitário específico

Resíduos industriais, que são inflamáveis, corrosivos, tóxicos ou reativos, devem ser colocados dentro de recipientes de lixo adequados. Recipientes especiais existem para todos os tipos de resíduos industriais, incluindo os resíduos hospitalares. Indústrias e organizações que não conseguem eliminar os resíduos corretamente são frequentemente multados.

Muitos tipos de resíduos domésticos perigosos podem ser reciclados. As baterias, circuitos eletrônicos e outros itens podem ser colhidos ou transformados em novos produtos. Além disso, alguns tipos de resíduos industriais, tais como cinzas, também podem ser reciclados. Outro tipo de eliminação de materiais perigosos inclui o processamento de cimento. Vários materiais podem ser misturados com o cimento, a fim de alterar a propriedade do material original. Uma vez que o cimento pode diminuir a quantidade de toxinas em um material, este processo é altamente eficaz.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Embora a maioria dos tipos de resíduos perigosos não possa ser alterada, alguns resíduos são eficazmente neutralizados. Durante o processo de neutralização, os elementos perigosos são removidos a partir do material original, criando um tipo diferente de eliminação de materiais perigosos. O resultado do processo de neutralização é um material que não é mais considerado tóxico.

A incineração é outro tipo de descarte de materiais perigosos que já foi muito popular. O processo de incineração envolve a queima de resíduos perigosos. Embora este método não elimine resíduos perigosos, também permite que as toxinas prejudiciais se infiltrem na atmosfera na forma de fumaça. Assim, a técnica de incineração está sendo progressivamente eliminada.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente