Inspeção por líquido penetranteUma inspeção por líquido penetrante é um procedimento que é realizado para procurar os defeitos de superfície em uma variedade de materiais não ferrosos, incluindo alguns metais, plásticos, borracha e materiais cerâmicos. Esta técnica é de baixo custo e fácil de realizar, tornando-se atraente para muitas indústrias, especialmente a metal mecânica. Esta técnica também pode ser muito precisa, revelando falhas, tais como rachaduras causadas por fadiga, danos, deformação, ou fabricação imprópria quando estas fissuras são demasiadamente pequenas para serem vistas em uma inspeção visual casual.

Em uma inspeção com líquido penetrante, a superfície a ser verificada é limpa, a fim de evitar interferência com o ensaio por causa de materiais que podem estar aderidos à superfície. Em seguida, um corante é aplicado, e o corante em excesso é retido. Um revelador é aplicado, e o corante que se adere às fissuras e outros defeitos irá ativar o revelador, revelando falhas na superfície do material a ser testado. A pessoa que conduz o teste pode determinar se ou não os resultados se encontram dentro dos parâmetros normais, e verificar quaisquer irregularidades que possam ter influenciado os resultados.

corante de inspeção penetrante

Inspeção de peças com líquido corante penetrante

A inspeção por líquidos penetrantes pode ser feita apenas observando os materiais, ou uma luz ultravioleta é usada para ativar o corante e o revelador de fluorescência, tornando as falhas especialmente visíveis. O líquido penetrante e o revelador efetivamente agem como marcadores, literalmente iluminando falhas para que possam ser claramente vistas durante uma inspeção.

O corante de inspeção penetrante, como este processo é também conhecido, pode ser usado numa variedade de configurações. Pode ser aproveitado durante o processo de fabricação com o objetivo de verificar se há erros que se tornarão problemáticos, e que também pode ser utilizados para verificar se um equipamento foi danificado ao longo do tempo, seja pelo uso ou por impactos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Uma das grandes vantagens desta técnica é que é não destrutiva, colocando-se entre uma família de métodos de avaliação não destrutiva que podem ser utilizados para verificar o desempenho e a qualidade sem estragar o material a ser testado. Estas técnicas são usadas como uma parte do processo de controle de qualidade em linhas de montagem, bem como em laboratórios, de teste de materiais instalações, e uma variedade de outras localizações. As pessoas também podem usar inspeções como estas em pesquisas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica