Fatos sobre perfuração de petróleoUma das atividades mais arriscadas na indústria de modo geral é a perfuração de petróleo. Com a crescente demanda por petróleo e gás natural ao longo dos anos, a indústria petrolífera se beneficiou muito. A energia é provavelmente um dos requisitos principais para a sobrevivência humana e o óleo é um combustível fóssil que é desenvolvido a partir dos fósseis de plantas e animais localizados nas profundezas da crosta terrestre. Levou milhões de anos para que os animais mortos e plantas se decompusessem e se transformassem em óleo.

Localização das reservas de petróleo

Os reservatórios de petróleo na crosta da Terra são encontrados pelos geólogos com instrumentos específicos e estudos detalhados que muitas vezes levam anos até ficarem prontos. Eles podem trabalhar de forma independente ou em contrato com uma companhia de petróleo em particular. Os profissionais observam as condições precisas para a captura do petróleo, em reservatórios de rochas. Os geólogos estudam as rochas e as superfícies de terrenos para isolar o leito de óleo com a ajuda do método de perfuração rasa. No entanto, os seus métodos não eram muito confiáveis anteriormente. Atualmente, com o avanço da tecnologia, o controle da superfície é feito por imagens de satélite, além do uso de outros equipamentos científicos. Os equipamentos utilizados para a localização de leitos de petróleo são:

- Medidor de gravidade
- Magnetômetros
- Tubos aspiradores
- Método de Sismologia

perfuração de petróleo

Perfuração de petróleo em solo

A mudança na gravidade é medida em metros no campo gravitacional da terra que indica o fluxo de petróleo. Da mesma forma, o magnetômetro grava a mudança no campo magnético da terra para marcar o fluxo de terra. O odor de hidrocarbonetos pode também ser detectado por tubos aspiradores eletrônicos altamente receptivos.

Sismologia é o processo de criação de ondas de choque que passam através das rochas mais profundas, e registram as ondas que são refletidas de volta. É um processo amplamente utilizado para a localização de reservatórios de petróleo. A onda de choque é formada por pistolas de ar comprimido, tambores e explosivos. A pistola de ar comprimido é usada para a criação de ondas de choque em água. Pulsos de ar são injetados na água e uma onda de choque é criada. Explosivos são também utilizados após a perfuração superficial, e eles podem ser usados sobre a terra, bem comona  água.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

As ondas de choque viajam sob a superfície da Terra e elas são refletidas pelas camadas de rochas sedimentares subjacentes. Essas ondas refletidas são registradas pelos sismógrafos ou microfones sensíveis. A leitura é interpretada e, portanto, os leitos de petróleo correspondentes são pesquisados. Então, os geólogos marcam o local usando as coordenadas de GPS ou usando bóias sinalizadoras presentes na água. Desta forma, todo o processo é completado com a busca mundial de energia, atendendo as demandas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás