Material halocrômicoEm nanotecnologia, um material halocrômico muda de cor quando ocorrem alterações de pH. O termo “crômico” é definido como materiais que podem mudar de cor com a presença de um fator. Neste caso, o factor é o pH. Os indicadores de pH têm essa propriedade.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Halocrômicos são um dos tipos de materiais inteligentes, com propriedades modificadas para se alterar, de uma maneira controlada, sob a influência de estímulos externos. Essas influências externas podem incluir temperatura, força, umidade, carga elétrica, campos magnéticos e pH. A nanotecnologia está rapidamente entrando no mundo de materiais inteligentes e levando-os para o próximo nível de tecnologia e inovação. Talvez o futuro da nanotecnologia permita que materiais inteligentes sejam capaz de mudar e recombinar, como o cyborg de forma inconstante no filme Exterminador do Futuro 2.

Substâncias halocrômicas são adequadas para uso em ambientes onde as mudanças de pH ocorrem com freqüência ou em locais em que as mudanças no pH são extremas. Halocrômicos detectam alterações na acidez de substâncias, como corrosão em metais.

Material halocrômico

Os peixes são exemplos naturais de halocrômicos, que mudam de cor conforme o ambiente e inspiram a criação de soluções tecnológicas

Elas podem ser utilizadas como indicadores para determinar o pH de soluções de pH desconhecido. A cor obtida é comparada com a cor que aparece quando o indicador é misturado com soluções de pH conhecido. O pH da solução desconhecida pode então ser estimada. Desvantagens óbvias deste método incluem a sua dependência da sensibilidade à cor do olho humano e o fato de que as soluções que são desconhecidos já coloridas não podem ser usadas.

Essas substâncias são adequadas para utilização em ambientes onde as mudanças de pH ocorrem com frequência. A alteração de cor dos halocrômicos ocorre quando o produto químico liga-se ao hidrogênio existente e íons de hidróxido em solução. O resultado muda nos sistemas conjugados da molécula ou no intervalo de fluxo de elétrons.

Isto altera a quantidade de luz absorvida, o que por sua vez resulta numa mudança de cor visível. Substâncias do tipo não exibem uma gama completa de cores para uma ampla gama de pH, pois, depois de determina a acidez, o sistema conjugado não vai mudar. Os vários tons resultam de diferentes concentrações de moléculas halocrômicas com sistemas conjugados diferentes.

Material halocrômico

Graças a propriedades nanotecnológicas, como a halocromia, a ciência verá avanços significativos nos próximos anos

Em um futuro próximo, as aplicações de nanomateriais inteligentes serão populares em áreas como a saúde, com materiais que respondam prontamente a lesões ou imobilizem um membro quebrado, por exemplo. Próteses e implantes que se transformam para aumentar a biocompatibilidade também serão uma realidade em breve. A energia é outro setor que deve se beneficiar dessa tecnologia, com a adoção de bateriais altamente eficazes e alternativas de materiais geradores.

As melhorias da nanotecnologia vão influenciar as tecnologias já existentes de forma simples, mas drástica. O futuro, porém, tem possibilidades de soluções extremamente complexas para produzir não apenas os materiais inteligentes, mas aqueles que já estão à frente deles.

Esses novos materiais podem incorporar nanosensores, nanocomputadoress e nanomáquinas em sua estrutura. Isso irá permitir responder diretamente ao seu ambiente, em vez de fazer alterações simples causadas pelo ambiente. Como um exemplo, materiais podem ser capazes de mudar a forma, como uma roupa confortável e flexível para os motociclistas que poderia se transformar em dura como pedra em caso de impacto, sem perder sua característica maleável.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação