Estudo da Sismologia

Estudo da SismologiaSismologia é o estudo das ondas sísmicas, que também podem ser chamadas de ondas de choque. Uma onda sísmica é a energia que se move através da Terra como resultado de um terremoto. A Sismologia é um ramo da Geofísica, sendo que este ramo da ciência pode ser útil no fornecimento de informações sobre terremotos, sobre a estrutura da Terra, e as atividades que ocorrem em camadas internas da Terra.

Os cientistas que estudam o campo da sismologia são chamados de sismólogos. Eles normalmente estão focados na aprendizagem sobre terremotos e seu impacto na Terra. Ao estudar a atividade sísmica atual e a atividade sísmica passada, estes profissionais são capazes de prever e talvez até mesmo controlar futuros terremotos.

Algumas ondas sísmicas podem ser sentidas na superfície da Terra, mas algumas não são percebidas pelas pessoas. Aquelas ondas que podem ser sentidas frequentemente causam danos e, por vezes, a morte. Os sismólogos usam instrumentos especiais em seu trabalho, os chamados sismógrafos. Estas máquinas gravam as ondas sísmicas e conseguem detectar e amplificar os menores movimentos do terreno.

Sismologia

Mapa sismológico com indicações de tremores no solo

Estudar sismologia geralmente envolve dois tipos de ondas de choque. Há ondas de pressão, também conhecidas como ondas P, que resultam quando uma estrutura interior da Terra se move para frente. Há também as ondas de torção, muitas vezes chamadas de ondas S, que resultam quando as partículas são torcidas entre deslizamentos de estruturas internas.

Teorias fortes, como aquela sobre placas tectônicas têm sido desenvolvidos. A teoria da placa tectônica afirma que a crosta terrestre é composta de numerosas placas grandes e pequenas. Acredita-se que ocorrem sismos onde estas placas quando elas entram em choque umas contra as outras.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O estudo da Sismologia também é creditado por dar às pessoas uma base precisa de conhecimento sobre as camadas internas da Terra. Cada uma das camadas da Terra, por exemplo, tem sido identificadas e classificadas. As suas distâncias a partir da superfície também foram registradas.

O conhecimento que foi alcançado através da sismologia e dos instrumentos utilizados é importante para mais captura de informação. Em várias ocasiões, os cientistas foram capazes de prever um terremoto iminente. Agora, muitos sismólogos recriam terremotos no meio ambiente, na esperança que um dia os seus conhecimentos e ferramentas forneçam soluções que possam controlar estas ocorrências naturais.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password